Unimed inserida no Dia Mundial do Cooperativismo

A programação em curso denominada “Unimed/RS 50anos na Estrada, rumo ao futuro”, comemorativa ao Jubileu de Ouro de nossa Federação, é altamente simbólica e demarcatória, pois assinala a consolidação formal do novo ‘cooperativismo empresarial’ entre nós. Ao completar, no dia 25 de junho, os 50 anos de fundação, estamos erguendo, ao lado da “pirâmide cooperativa”, o “edifício corporativo”. Como ocorre nas grandes “corporações cooperativas” pelo mundo, trata-se do alinhamento do trabalho (respeito à doutrina) com o capital (gestão empresarial), decisão estratégica para promover o crescimento sustentável do negócio, agregar valor e gerar benefícios para os cooperados e à comunidade. A interiorização que estamos concluindo fortalece as raízes desta integração e projeta as flechas da modernidade.

As 27 Unimeds espalhadas pelo Estado construíram o modelo inédito no cooperativismo médico brasileiro: o Sistema Cooperativo Empresarial Unimed-RS, reunindo a Uniair, a Central de Serviços, a Unicoopmed, o Instituto Unimed/RS e a Casa da Memória, e criaram, este ano, a holding RS Empreendimentos. Tudo sob a palavra COOPERAR (sempre escrita com duas letras O) – que é agir, atuar ou trabalhar em conjunto para atingir um mesmo fim. Estamos designando um sentido coletivo de pessoas que se unem com o propósito comum de obter melhores resultados em suas atividades, propiciando benefícios aos que aderirem à sociedade.

Pois foi assim, com esse espírito de vencer as necessidades individuais, que a Sociedade dos Probos Pioneiros de Rochdale, no interior de Manchester, constituiu-se uma mútua cooperativa, pela primeira vez como marco institucional do solidarismo. Estamos falando de outubro de 1844. Portanto, há 178 anos, quando os princípios cooperativos originais foram sistematizados.

De lá para cá, a expansão cooperativista seguiu o rumo do desenvolvimento pelo mundo afora, nos mais variados ramos de atividades, tanto nas áreas rurais quanto urbanas. Hoje, contam-se mais de três bilhões de pessoas que trabalham ou vivem em dependência de atividades cooperativas. Por aqui, estamos fazendo a nossa parte. Somos 15,6 mil médicos cooperados, atendendo 1,8 milhão de beneciários, com uma estrutura dotada de 56 clínicas e laboratórios, 19 pronto-atendimentos, 10 SOS, 9hospitais e 3 hospitais-dia próprios. Além de 2.436 hospitais, clínicas e laboratórios credenciados e 12.810 colaboradores para garantir qualidade na assistência médica, hospitalar e de diagnóstico complementar oferecidos nos 497 municípios cobertos. É um novo começo para os próximos cinquenta anos.

 

Fonte: https://www.correiodopovo.com.br/correiomaisconteudo/cooperativismo/unimed-inserida-no-dia-mundial-do-cooperativismo-1.849117

Deixe uma resposta