Sescoop capacita conselheiros fiscais

Com um mercado cada vez mais competitivo, estar preparado é fundamental. É por isso que o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) realiza em todo o país ações de desenvolvimento profissional voltadas a quem cuida dos rumos das cooperativas brasileiras. Uma dessas iniciativas é o programa de capacitação de conselheiros fiscais.

Nesta semana, por exemplo, representantes de todos os estados estarão em Brasília, entre os dias 21 e 22 para participar da programação que englobará, dentre outros assuntos, questões ligadas à representação institucional, auditoria, planejamento, normativos, leis, cenários e tendências.

De acordo com o gerente de Pessoas do Sescoop, Marco Antonio Franzi, o objetivo da iniciativa é assegurar o desenvolvimento contínuo dos participantes para que, assim, aprimorem o desempenho de sua atribuição como conselheiro fiscal.

“A gente sempre diz que a atividade dos conselheiros fiscais é tarefa essencial para garantir a saúde econômico-financeira de uma organização. São eles os verdadeiros guardiões da execução da estratégia e do orçamento, assegurando a sustentabilidade dos negócios. Esses conselheiros atuam, dentre outras frentes, para garantir o foco na transparência da gestão dos recursos financeiros”, reforça.

PROGRAMAÇÃO

Dia 21

13h30 – 14h

Recepção dos participantes e entrega de material

14h – 14h30

Abertura do evento e apresentação dos participantes

14h30 -15h30

Apresentação Institucional

15h30 – 16h30

Alinhamento Estratégico

16h30 – 17h

Intervalo

17h – 18h

Questões relevantes para a atuação do Conselho Fiscal

Dia 22

8h30 – 9h

Abertura Institucional

9h – 10h

Palestra: Principais Atos Normativos e Constitutivos

10h – 10h30

Intervalo

10h30 – 12h

Palestra: Cenários e Tendências

12h – 13h30

Almoço

13h30 – 16h

Plano de Trabalho do Conselho Fiscal – Procedimentos

16h – 16h30

Intervalo

16h30 – 17h30

Plano de Trabalho do Conselho Fiscal – Procedimentos

17h30

Encerramento

MANUAL

Além de realizar ações periódicas de desenvolvimento profissional voltadas não só aos conselheiros fiscais, mas a todos aqueles que assumem funções administrativas nas cooperativas, o Sistema OCB, do qual o Sescoop faz parte, publica uma série de materiais de orientação para cargos como esse. Um bom exemplo é o Manual de Orientação para o Conselho Fiscal, que aborda desde aspectos da sua constituição a atribuições gerais e especificidades da função.

“Assim, consciente de seu papel, o conselheiro fiscal poderá contribuir de forma cada vez mais efetiva na fiscalização da gestão e apresentação do resultado econômico-financeiro, contribuindo-se diretamente com o desenvolvimento sustentável do cooperativismo brasileiro”, finaliza Franzi.

 

por Aurélio Prado/OCB

Deixe um comentário