Higiene na cozinha: 5 cuidados essenciais que você precisa adotar

Na hora de cozinhar, além e se preocupar com a qualidade dos alimentos, é fundamental atentar-se às condições do ambiente e do preparo da comida, que deve ser feito de maneira a evitar riscos para a saúde. Para isso, alguns cuidados com a higiene são fundamentais: a nutricionista Andrea Santa Rosa listou os principais em seu Instagram. Confira.

Dicas de higiene na cozinha

cuidados com limpeza na cozinha
THINKSTOCK

Higiene pessoal – na hora de cozinhar, o primeiro cuidado é com a própria higiene: é importante utilizar roupas limpas (ou um avental específico para essa tarefa), lavar as mãos com sabão e tomar cuidado especial com as unhas, que podem acumular sujeira e microrganismos nocivos à saúde.

Utensílios – dispense todos os utensílios de madeira – tábuas, colheres, espátulas, entre outros -, que acumulam bactérias e dificultam a higienização completa. “Priorize sempre os materiais atóxicos, como panelas de inox, cerâmica, vidro e utensílios de silicone ou bambu”, explicou a profissional na página.

cuidados com limpeza na cozinha 3

Esponja – é fundamental redobrar a atenção com esse item que, graças à umidade e ao acúmulo de alimento, favorece a proliferação de bactérias. “Para higienizá-la, deixe-a imersa em solução clorada por 5 a 10 minutos. Depois, enxágue com água filtrada e deixe secar em local arejado”, escreveu Andrea.

cuidados com limpeza na cozinha 4

Lixeira – abandone a lixeira de pia, que facilita a transmissão de bactérias para a superfície onde você manuseia os alimentos. O melhor é mantê-la no chão e optar por modelos com metais, em que você não precisa tocar com as mãos.

cuidados com limpeza na cozinha 5

Higienização dos alimentos – as folhas, frutas e legumes devem ser lavar em água corrente, imersas em solução clorada e enxaguadas com água filtrada antes do consumo. Hidrosteril, clorin e água sanitária (a versão específica para essa finalidade) são alguns dos produtos recomendados para higienizar o alimento.

 

Por Aline Pereira /www.vix.com
Imagens: THINKSTOCK

Deixe uma resposta