Consequência incorreta do descarte do lixo.

A responsabilidade é de todos, em maior ou menor grau pelo lixo descartado. Sem querer relativizar o impacto que uma pessoa ou indústria produz ao fazer o descarte incorreto

Desde pequenos aprendemos com nossos pais: “não jogue o lixo na rua” ou “lugar do lixo é no lixo”. Essas recomendações deveriam ser seguidas à risca, mas infelizmente não é o que vemos nas cidades. Além da poluição visual, o lixo despejado irresponsavelmente pode configurar como uma agressão ambiental ou até mesmo como uma questão sanitária que coloca em risco à saúde pública.

Lembre-se que a responsabilidade é nossa quando o assunto é limpeza urbana. Tanto que as consequências somos nós próprios que sofremos. Abaixo segue uma lista com uma série de situações provocadas pelo descarte inadequado e incorreta disposição dos resíduos sólidos para que tenhamos a consciência dos problemas gerados por nós mesmos.

Sujeira

O copo descartável, o envelope da carta e a caixinha do sanduíche quando jogados irresponsavelmente tornam o ambiente mais sujo. Portanto, quando tiver um lixo de pequeno volume, carregue consigo até a lixeira mais próxima e o jogue fora de maneira correta.

Obstrução do passeio público
As construtoras têm a obrigação de contratar caçambas para o recolhimento do entulho. Pois restos de reformas e da construção civil quando despejados irresponsavelmente atrapalham a circulação e dificultam a mobilidade urbana.

Poluição ambiental
O meio ambiente é uma das principais vítimas do descarte irresponsável. Todo um ecossistema pode ser afetado pela poluição causada pelo acúmulo e descarte inadequado do lixo no solo.

Contaminação do solo e dos lençóis freáticos
Estabelecimentos comerciais, industriais e unidade de saúde podem descartar determinados resíduos que se infiltram no solo e podem gerar a contaminação do solo e dos lençóis freáticos que abastecem as bacias hidrográficas. Consequentemente poluindo a água que bebemos.

Poluição visual
Caixas de papelão, lixo fora da lixeira e restos de comida no chão irregularmente acumulam sujeira e criam um cenário que ninguém quer ver ou conviver.

Alagamentos e inundações em períodos de chuva
Uma das consequências mais danosas para quem vive nas cidades. Aquele papel que não descartamos corretamente pode contribuir para acumular galerias de águas pluviais. Uma vez obstruídas por acúmulo de lixo descartado nas ruas, elas impedem a passagem da água que retorna e provoca alagamentos e inundações.

Proliferação de doenças
Proliferação de pragas e de vetores de endemias podem ocorrer quando não há um acúmulo de resíduo correto em terrenos ou quando armazenados de maneira inapropriada. A consequência são os riscos à saúde pública.

Prejuízos ao turismo
Isso é fato: sujeira afasta visitantes. Quem visita nossa cidade quer encontrar um lugar limpo e digno.

Aumento dos gastos públicos com limpeza urbana
Recursos que poderiam estar indo à saúde, educação, segurança ou cultura podem estar sendo impedidos de chegar a estes destinos por conta dos aumentos dos custos gerados pelo descarte irresponsável do lixo.

 

Fonte: Ouro Verde Aterro Sanitário

 

Deixe uma resposta