Glossário para cozinheiros iniciantes

Certas palavras fazem parte da vida de todo bom cozinheiro. Mas como ninguém nasce sabendo, o Bololô te ajuda a com os termos mais usados. Vamos lá?

– Refogar: é a mistura de um ou vários temperos fritos em gordura quente.

-Dourar: é quando você tosta ingredientes em pouca gordura até adquirirem cor dourada.

– Cozinhar no vapor: existem panelas especiais, divididas em duas seções, projetadas para esse fim. Na parte de baixo você coloca a água e na parte superior encaixa outra panela parecida com o escorredor de macarrão. Nesta última serão colocados os ingredientes para cozinhar no vapor.

– Flambar: é quando você despeja sobre os ingredientes uma dose de bebida alcoólica e ateia fogo para diminuir o teor alcoólico.

– Banho-maria: consiste em esquentar ou preparar uma receita, sem que os ingredientes tenham contato direto com o fogo, mas recebam calor.

– Empanar: envolver as carnes, peixes em ovos batidos e depois em farinha de rosca ou trigo, antes de fritar.

– Untar: passar óleo, manteiga, azeite ou outro tipo de gordura em uma panela ou assadeira.

Escolha bons utensílios

Quando for escolher seus instrumentos de trabalho na cozinha, prefira peças de qualidade. Mesmo que tenham um custo maior, elas têm mais durabilidade se comparadas com produtos de qualidade inferior.

Alguns itens são indispensáveis e não podem faltar na sua cozinha, vamos a eles: espátula de silicone, colher de pau, rolo de macarrão, assadeira, uma panela de inox para cozidos, uma frigideira para frituras e grelhados, tábua de cortar e uma boa faca. Cada utensílio tem que ser utilizado para uma determinada técnica na cozinha.

 

Fonte: blogbololo.com.br

Deixe uma resposta