Atenda o Cliente como ele gosta de ser atendido!

Por muitos anos a frase “Atenda o cliente como você gostaria de ser atendido” foi o discurso de diversas palestras ou treinamentos relacionados ao atendimento a clientes.

No mundo globalizado de hoje já se tornou impossível atender o cliente como você gostaria de ser atendido, afinal de contas, quando você está realizando um atendimento, o cliente não é você, portanto, atenda como ele gosta de ser atendido e ponto final.

Nossos profissionais que fazem atendimento a clientes (externos ou internos) não podem ser treinados somente em atendimento, mas sim em comportamento. Existem diversas maneiras para identificar os “tipos de clientes”, entretanto de nada adianta ter uma equipe bem treinada tecnicamente se os gestores não estão preparados para orientar seus colaboradores sobre o que é esperado de cada um deles e de como devem tratar as principais situações que ocorrem no atendimento em suas empresas.

Além disso, precisamos responder a uma fundamental pergunta:

Como nossa empresa deseja ser percebida pelo seu atendimento?

Como uma empresa ágil, responsável, de confiança, séria, saudável financeiramente, enfim… Quais dos seus atributos precisam ser percebidos imediatamente devido ao atendimento e por todos os clientes?

A resposta a esta pergunta é o ponto de partida para ferramentalizarmos nossos gestores para que eles possam orientar as suas equipes.

Não podemos mais aceitar profissionais que no atendimento ao cliente não oferecem algo porque tem certeza que o cliente não comprará, porque acham caro determinado produto ou serviço, ou seja, pensam com o próprio bolso ou ainda aqueles que não acreditam nos produtos e serviços aos quais representam.

O cliente de hoje não leva desaforo pra casa e na maioria das vezes, já pesquisou tudo sobre os produtos ou serviços que deseja. É claro que preço, forma de pagamento e outras facilidades também vendem, mas não podemos deixar de agregar valor no atendimento, afinal, os produtos são semelhantes, os serviços são os mesmos e a margens das empresas são cada vez menores, então, a única saída é dar show no atendimento. O cliente precisa perceber o nosso interesse por ele, o nosso verdadeiro interesse por ele.

Conquistar um cliente é difícil, fidelizar é complicado e reconquistar, é quase uma missão impossível.

Bem, não esqueça, atenda o cliente como ele gosta de ser atendido.

Sucesso !!!

 

Por  DANIEL THIEME

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