Cooperativismo baiano presente na Fenagro

Um dos maiores eventos do agronegócio das regiões Norte e Nordeste do País é a Feira Internacional de Agropecuária (Fenagro) que está ocorre no Parque de Exposições de Salvador, até o dia 2/12. O evento conta com mais de 2,5 mil representantes do trade do setor produtivo e quatro mil animais em exposição.

E, ciente da importância de disseminar a cultura cooperativista, pela primeira vez, o Sistema OCEB, participa do evento. Além do atendimento aos visitantes, que ocorre no estande temático do movimento SomosCoop, a entidade participa da programação da Fenagro realizando, nesta sexta-feira, dia 30/11, em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura, o seminário Cooperativismo no Desenvolvimento da Agricultura Baiana.

Para o presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, a participação na feira é uma oportunidade de se aproximar ainda mais da população baiana e fortalecer o movimento cooperativista. “A feira é um local onde é possível encontramos os principais interessados em desenvolver o cooperativismo no estado: representantes dos setores agrícolas, agropecuário, de serviço e de comércio estão nesse espaço. Para que o cooperativismo seja um instrumento de desenvolvimento da Bahia, nós temos de estar perto de tudo e a Fenagro é um espaço múltiplo, de muita participação; é onde podemos dialogar com o governo e com a sociedade”, argumenta a liderança.

SOBRE A FEIRA

A Fenagro desse ano abre espaço especial para os pequenos produtores do estado. Cerca de 270 empreendimentos, entre cooperativas e associações dos 27 territórios de identidade da Bahia, estão comercializando seus produtos na 9ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária – FEBAFES. A feira reunirá empreendimentos da Agricultura Familiar, economia solidária, assentados dos programas de reforma agrária e crédito fundiário, além de povos e comunidades tradicionais do estado.

A feira, que iniciou dia 24 de novembro e segue até o dia 2 de dezembro, conta em sua programação com concurso leiteiro, cozinha interativa, feira artesanal, praça de alimentação com culinária regional e apresentação de grupos musicais, cordelistas e teatrais. Estão presentes também stands de instituições educativas e de pesquisa, empresas privadas e órgãos do governo, que ocupam os pavilhões com rodadas de negócios, workshops, fóruns e debates sobre estratégias de inovação e competitividade na agropecuária.

Interessados em participar do evento, que ocorre das 8h às 22h, podem adquirir os ingressos na portaria do Parque de Exposições de Salvador – Av. Paralela, pelo valor de R$ 10,00. Crianças até 10 anos e idosos com mais de 60 anos estão isentos da taxa. (Com informações do Sistema OCEB)

 

Por Aurélio Prado

Deixe uma resposta