Como limpar maçanetas e puxadores diariamente?

Você já parou para pensar que, enquanto alguns locais de nossa casa são limpos diariamente/semanalmente/mensalmente, alguns nunca chegam a ser limpos? É estranho pensar nisso, você inclusive deve estar pensando agora “mas que local eu nunca limpei na minha casa?” Afinal, a preocupação com a limpeza é uma constante na vida das pessoas, e por isso pensar em um local que nunca (ou quase nunca) recebe limpeza, é um tanto quanto assustador.

Nós estamos falando sobre maçanetas e puxadores. E aí, qual foi a última vez que você limpou os seus? Não lembra? Então continue lendo esse texto e confira algumas dicas sobre como limpar maçanetas e puxadores diariamente.

No caso das maçanetas de inox ou metálicas, o recomendado é que a limpeza seja feita com um pano úmido e sabão neutro. Com isso, basta esfregá-lo na maçaneta de modo a retirar a gordura, bem como outros resíduos que ali estejam instalados pelo uso excessivo da maçaneta. Após isso, basta secá-la com um pano seco.

Para limpar os puxadores metálicos, sejam eles de armários de cozinha, guarda-roupas ou outro móvel, nunca utilize esponjas ou outros produtos abrasivos, pois eles podem arranhar o revestimento do pegador, comprometendo sua estética. Para limpá-lo, prefira utilizar um pano úmido seguido de um pano seco.

Já os puxadores feitos de aço inox devem ter sua limpeza feita com desengordurantes sem cloro ou sabões neutros, com o auxílio também de um pano úmido seguido de um seco, é claro. A atenção aqui deve ser voltada para as partes de madeira (caso existam) do seu móvel, para que não entrem em contato com os produtos utilizados para a limpeza.

Se você possui algum móvel com puxador de acrílico ou vidro, o cuidado com a limpeza deve ser ainda mais redobrado, pois além de ficarem esteticamente feios quando sujos, esses materiais são muito sensíveis. Para limpá-los, portanto, utilize um limpador de vidro específico, ou se preferir, faça o seu mesmo com uma solução composta por metade vinagre e metade água.

Existem ainda as maçanetas e puxadores de bronze ou latão, os quais podem ser limpos com uma mistura à base de bicarbonato de sódio e vinagre. Feita a mistura, basta aplicá-la com um pano seco na superfície, e depois retirar com um pano úmido.

Para os móveis mais clássicos, cujas maçanetas ou puxadores são de porcelana ou cerâmica, a dica é utilizar um pano úmido para remover a sujeira e a poeira acumuladas. Após isso, se houverem manchas, aplique um pouco de bicarbonato, esfregue suavemente e depois retire.

Para os puxadores de madeira, o mais indicado é realizar a limpeza com uma solução à base de água, vinagre e detergente neutro, o que pode ser aplicado com um pano úmido e depois retirado com um seco. Cuidado apenas para que não fiquem fiapos da madeira no puxador.

Essas são algumas dicas sobre como limpar maçanetas e puxadores diariamente; esperamos que elas possam lhe ajudar no seu processo de limpeza. Para mais dicas como essas, não deixe de conferir nossa página.

 

Fonte:  www.maryhelp.com.br

Deixe uma resposta