4 hábitos para melhorar o rendimento no trabalho

Organização e atenção aos detalhes podem ser o caminho para aqueles que desejam garantir a produtividade no trabalho. Mais do que cumprir as demandas diárias, é preciso otimizar o tempo e assegurar a excelência na execução das tarefas. Nesse contexto, as organizações podem adotar medidas simples que auxiliam os colaboradores a melhorarem seu rendimento.

Para o coordenador de Projetos da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), Luiz Eduardo Teixeira Malta, é primordial que os gestores da empresa identifiquem os pontos que precisam ser melhorados e incentivem mudanças nas ações das pessoas. “O colaborador tem que se sentir parte, tanto dos problemas quanto das soluções, da organização e os líderes têm a obrigação de direcionar os funcionários para a execução das atividades”, afirma Luiz.

Confira, abaixo, algumas dicas para incentivar seus colaboradores a aumentar sua produtividade.

Organize as tarefas

A tarefa de organização deve ser fácil, rápida e habitual. Por isso, estabeleça prioridades e faça uma relação de atividades, para que nenhuma seja esquecida. Pode ser uma lista, uma planilha, um aplicativo de celular ou outro lugar, mas você precisa ter acesso fácil e com frequência. Separe-as de acordo com sua rotina, seus horários disponíveis e real urgência dessa tarefa. Assim, você terá noção do que é importante e deve ser feito primeiramente e do que pode ficar para outro dia.

Controle o tempo de trabalho e descanso

Um profissional produtivo não é aquele que cola o rosto no monitor, leva trabalho para casa ou almoça enquanto faz as atividades. Essas atitudes, que visam adiantar o serviço, na verdade, fazem a produtividade cair e trazem até problemas de saúde. Por isso, é recomendável intervalos de 10 a 15 minutos para cada uma hora e meia de trabalho. As atividades não devem ser exaustivas, então, quando perceber que não consegue mais continuar, pare. Dê um intervalo que possa aliviar o estresse e recarregar as baterias para, quando voltar, você produzir mais e melhor.

Cuidado com o celular e as redes sociais

Hoje em dia, eles são as maiores armadilhas para a perda de tempo, se mal utilizados. Portanto, usá-los em demasia pode atrasar as suas atividades. Por isso, se quiser ser produtivo, comece nas configurações desses serviços. Desative as notificações do celular ou mesmo desligue-o durante uma atividade que demande maior concentração. Evite distrações e estabeleça horários específicos para acessar seus perfis.

Não seja perfeccionista demais

Não descarte todo um trabalho só porque não ficou completamente perfeito. Isso não significa que se deve entregar algo sem qualidade, apenas não demande tempo sendo perfeccionista.

 

Fonte: realizaconsultoria.com.br

Deixe uma resposta