O que é motivação? Conheça a sua importância e benefícios

A motivação é o que impele os indivíduos para ação, ou seja, o que os leva a ir em busca de seus objetivos. Está ligada à intensidade dos esforços e à persistência para a conquista de metas e desejos.

Hoje em dia muito se fala em manter gestores e colaboradores motivados e sua importância para o bom andamento das atividades empresariais. Mas, apesar de ser uma palavra comum, você sabe exatamente o que é motivação?

Falando em linhas gerais, a motivação é o que leva as pessoas a realizarem ações em prol da conquista de desejos e objetivos. Ela está ligada à intensidade dos esforços empreendidos em cada ação, à sua direção, ou seja, onde se pretende chegar, e à persistência, ou a quantidade de tempo despendida para a realização de uma meta.

Qual a importância da motivação no ambiente de trabalho?

Podemos começar dizendo que a motivação é uma das grandes responsáveis por um clima organizacional positivo e produtivo. Ela é o que faz empreendedores e colaboradores se movimentarem na realização de suas atividades e terem impulso para alcançar bons resultados.

Portanto, quanto mais motivados os indivíduos de uma empresa estiverem, melhor será o seu desempenho e, com isso, maiores são as chances de sucesso em cada estratégia. Isso porque essa qualidade traz com ela o ânimo, o interesse, a colaboração, o respeito e a confiança, aspectos fundamentais dentro de uma organização.

Entre os seus benefícios, estão a melhora na auto estima, a otimização de tempo, já que ela aumenta o foco nas atividades e, com isso, a produtividade, o crescimento pessoal, a melhora nos relacionamentos em equipe e, como dito, melhores resultados para a empresa.

Como o empreendedor pode ser manter motivado?

A motivação para o trabalho é uma característica que deve, primeiramente, partir da liderança. Dessa forma os subordinados podem sentir o bom clima organizacional e se inspirar para ter a mesma atitude na realização das atividades do dia a dia.

E como o empreendedor pode se manter motivado e com a auto estima elevada? Veja algumas dicas a seguir:

  • ao invés de ficar relembrando processos equivocados, o empreendedor deve “olhar para a frente”, registrar e refletir os sobre os seus progressos e levar cada erro como uma lição para seguir adiante;
  • ter um propósito a ser seguido, por isso é importante estabelecê-los claramente para que se saiba a direção correta em cada estratégia;
  • mesmo diante da frustração ou exaustão é essencial manter uma atitude otimista diante das situações, para que essas possam ser resolvidas com mais leveza e facilidade;
  • buscar constantemente um feedback de clientes e colaboradores para saber quais são os pontos positivos do trabalho e conseguir eliminar mais facilmente os pontos negativos;
  • ter uma visão de onde se quer chegar e quais são os motivos para isso;
  • ter tempo para o lazer, os momentos em família e atividades que proporcionem o bem-estar;
  • expandir os horizontes, saindo um pouco do ambiente empresarial e vivenciando outras culturas ou formas de trabalhar;
  • investir no descanso, exercícios físicos regulares e alimentação saudável, hábitos que fazem bem para todos.

Boas práticas para manter a motivação de colaboradores

Agora que falamos sobre a importância da motivação e como o empreendedor, que é a “mola propulsora” de uma empresa, pode se manter motivado, chegou o momento de listarmos algumas dicas de como os colaboradores podem ser estimulados a também adquirirem essa qualidade para o bem da organização.

Esse é um desafio diante dos processos atuais de uma empresa, os quais exigem uma boa dose de dedicação e esforço por parte dos funcionários, os quais muitas vezes sentem-se cansados em função de uma rotina exaustiva. Porém, é possível ajudá-los com as medidas a seguir:

  • estimular e valorizar a participação dos colaboradores nas decisões da empresa, motivando-os a colaborar com ideias e soluções para desafios e problemas que possam se apresentar;
  • criar um ambiente de trabalho agradável e confortável, já que os funcionários passam grande parte do seu dia nesse local e, se ele for convidativo, a vontade em permanecer aumenta;
  • fornecer feedbacks constantes, tanto para as equipes quanto de forma individual, estimulando as qualidades positivas e fazendo críticas construtivas que possam auxiliar no progresso de todos;
  • estabelecer metas individuais claras e possíveis, para que os colaboradores saibam os caminhos que devem ser seguidos em prol dos resultados que a empresa espera;
  • criar ações de aproximação entre os colaboradores, para que assim o clima organizacional se torne positivo e haja o espírito de cooperação e confiança;
  • proporcionar novas experiências por meio de treinamentos, capacitações, imersões e outras ações que contribuam para o desenvolvimento e motivação dos profissionais.

Como vimos nesse artigo sobre o que é motivação, essa é uma qualidade essencial que desperta a vontade em contribuir para a concretização de metas e objetivos.  E ela contribui diretamente no clima organizacional da sua empresa.

Fonte: http://empresasecooperativas.com.br

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