Entenda o significado do 2 de Julho

Para Vlamira Albuquerque, historiadora e professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Independência da Bahia pode ser considerada mais importante do que o ato pacífico da proclamação da Independência do Brasil por Dom Pedro I, às margens do Rio Ipiranga, em setembro de 1822. Para ela, a independência baiana consolidou a Independência do Brasil pela forte mobilização popular.

De acordo com a historiadora, apesar da luta pela Independência da Bahia ter sido iniciada antes da brasileira, ela só aconteceu um ano depois. Esta guerra durou cerca de um ano e alguns dias, entre 25 de junho de 1822 e 2 de julho de 1823. Os constantes desentendimentos e a insatisfação com a Coroa Portuguesa vinham se intensificando desde o século XIX.

No entanto, o estopim da guerra aconteceu em fevereiro de 1822, quando o governo português nomeou o tenente-coronel Madeira de Melo para exercer o cargo de comandante das armas na Província. Ele substituiu o coronel brasileiro Manuel Pedro de Freitas Guimarães. Mas a nomeação de Madeira de Melo não foi aceita de forma pacífica pelos brasileiros. O tenente-coronel português ordenou que as tropas lusitanas ocupassem as ruas de Salvador. Os brasileiros também reagiram e os conflitos se iniciaram e se intesificaram.

A historiadora faz um paralelo entre a batalha do 2 de julho e as atuais manifestações que estão acontecendo no Brasil destacando que, em ambas situações, os brasileiros mostraram uma forte inclinação para gerar mudanças sociais. “As lutas aconteceram em contextos históricos e sociais distintos, mas o desejo de mudanças é similar aos dias atuais. No fim do período colonial falamos de uma sociedade muito diferente com condição marcada em ser ou não escravo. O 2 de julho foi uma batalha por varias causas. Para os escravos era momento de lutar pela liberdade, os pequenos proprietários e agricultores pediam por redução dos altos impostos. Acredito que as manifestações atuais representam um novo momento para o Brasil”, detalhou a historiadora.

 

Fonte: https://leiamaisba.com.br/2013/06/29/entenda-significado-do-2-de-julho

Deixe uma resposta