OPEN BANKING E O COOPERATIVISMO DE CRÉDITO

Hoje nós vamos falar sobre um assunto inovador, que já é realidade no dia a dia das cooperativas de crédito: o Open Banking. Você já ouviu esse termo? Se ainda não, vem comigo que no caminho a gente te explica que onde tem cooperativismo, tem um mundo de benefícios.

O sistema financeiro vem evoluindo em muitos lugares do mundo e o Open Banking é uma prova disso. Fazendo parte das inovações econômicas atuais, ele chega para transformar o sistema financeiro brasileiro.

O que é Open Banking?

Traduzindo ao pé da letra, o “banco aberto” é uma iniciativa do Banco Central que proporciona ao consumidor a propriedade de seus dados.

Mas como assim? Eles já não são meus?

Informações que sempre estiveram sob posse exclusiva das instituições financeiras agora podem ser controladas por você. Na prática, o Open Banking permite que a própria pessoa tenha domínio de suas finanças de maneira integrada a partir de um único aplicativo – não sendo necessário acessar o aplicativo da instituição financeira.

O cooperado ou cliente é dono dos próprios dados

De forma segura, o sistema possibilita o compartilhamento de informações sobre produtos e histórico financeiro dos usuários entre as principais instituições reguladas pelo órgão. Apenas quando o dono dos dados desejar, poderá solicitar essa troca de informações. Ou seja: você pode aumentar o limite do seu cartão de crédito apresentando o histórico de pagamentos da instituição onde já tinha uma conta.

Open Banking no Cooperativismo

Não há dúvidas de que o Open Banking pode incentivar o surgimento de novos modelos de negócio. Segundo o Sicoob, das 834 instituições que estavam registradas até maio deste ano, mais de 600 eram cooperativas do ramo. Para que as novas instituições financeiras cooperativas estejam alinhadas com o Open Banking é preciso que elas invistam em tecnologia.

Leia mais  5 lições que aprendemos com o cooperativismo

Através deste sistema inovador que é o Open Banking, que busca oferecer um ambiente com mais informação, transparência e liberdade para escolha, as pessoas conhecerão melhor os benefícios que as coops de crédito oferecem, fortalecendo ainda mais o cooperativismo no Brasil.

Para você, consumidor, essa evolução do cooperativismo financeiro vai proporcionar muitas vantagens, já que as coops financeiras são conhecidas por oferecerem taxas e juros bem menores – uma vez que não visam ao lucro.

 

Fonte: Geração Cooperação

 

Deixe uma resposta