Empresas e Cooperativas: Uma Parceria Para o Crescimento

É fato que as empresas e cooperativas possuem diferenças importantes, sendo o poder de decisão e divisão dos lucros um dos principais. Apesar disso, ambas podem se unir e tirar proveito dessa parceria para acelerar o seu desenvolvimento. 

O modelo cooperativo de negócios já existe há muito tempo, mesmo antes de o termo ser cunhado. Indivíduos e grupos se uniam para atingir um objetivo comum – geralmente para seu sustento. Dessa forma, eles teriam uma chance melhor de sucesso do que se estivessem sozinhos. 

Seguindo a mesma linha de raciocínio, a união entre empresas e cooperativas é bastante benéfica, pois estas podem trabalhar em conjunto compartilhando seus recursos para que possam prosperar e sobreviver no mercado competitivo e acelerado de hoje.  

 

Quais são os tipos de relação entre empresas e cooperativas?  

No geral, a relação entre empresas e cooperativas são estabelecidas a partir de contratos comerciais. Podemos vê-los da seguinte forma:  

  • Há empresas que contratam serviços de uma cooperativa para fornecer bens ou serviços a fim de reduzir custos ou aumentar a eficiência, como são as cooperativas de produção e as de crédito, por exemplo. 
  • Há também as cooperativas de trabalhos, nesse caso os sócios cooperados prestam seus serviços em empresas. As cooperativas de trabalho, de acordo, com a legislação devem ser formadas por profissionais de uma mesma área, sendo assim, existem as cooperativas dos profissionais de saúde, como a Atesa, cooperativas dos profissionais setor logístico, como a Deltacooper, cooperativas dos profissionais de serviços ou dos trabalhadores de TI, entre outras.  

 

Como as cooperativas beneficiam as empresas? 

Cooperativas são grupos de pessoas que possuem suas próprias empresas em conjunto. Elas são feitas para beneficiar seus associados. Pensando nisso, as cooperativas sempre trabalharão para garantir que a empresa seja capaz de ter sucesso.  

As cooperativas também têm um processo de tomada de decisão democrático, o que significa que todos os membros são iguais. 

Seu objetivo não é criar mais concorrência no mercado, mas sim reduzi-la e garantir que todos tenham condições igualitárias de competir.  

As cooperativas cuidam dos interesses de cada membro porque têm uma crença fundamental de que, se os membros tiverem mais controle sobre seu trabalho, eles serão capazes de prestar serviços com maior qualidade aos clientes.  

Por essas razões, empresas e cooperativas se beneficiam de várias maneiras, como melhoria da qualidade, redução de preços, aumento da produção e expansão das oportunidades de mercado. 

 

Tipos de cooperativas que beneficiam empresas 

As cooperativas têm sido uma ótima maneira de as empresas prosperarem e crescerem. Elas existem há séculos e continuam a crescer hoje devido ao seu foco na comunidade e sua dedicação a ela. 

Apesar de o cooperativismo ser benéfico para quem deseja abrir um novo negócio, quem já está atualmente no mercado também pode aproveitar as vantagens de ser um parceiro de uma cooperativa. 

Você pode contar com uma cooperativa de reciclagem para vender os materiais que sobram dos seu processo fabril. 

Também é possível solicitar empréstimos e financiamentos nas cooperativas de crédito, o que pode ser bastante vantajoso se comparado as financeiras convencionais. 

Outra possibilidade é fazer um contrato com uma cooperativa médica para fornecer benefícios aos seus funcionários. 

Você também pode comprar mercadorias dos produtores rurais, que tende a ser mais econômico. 

E, se quiser, pode contratar uma cooperativa de trabalho como alternativa para reduzir os custos com funcionários. 

Por fim, empresas e cooperativas se ajudam mutuamente, pois a imagem de uma marca tende a melhorar quando associada à uma cooperativa.   

 

Lista das maiores empresas que são cooperativas.  

Agora que você já sabe como um negócio pode se beneficiar do cooperativismo, confira algumas grandes empresas que são cooperativas: 

  • Ambev; 
  • Copersucar; 
  • Coamo; 
  • C.Vale; 
  • Frimesa; 
  • Sicredi; 
  • Sicoob; 
  • Unimed; 
  • Uniodonto; 
  • Lar; 
  • Coamo. 

 

E aí, gostou do artigo? 

Como você pode ver a parceria entre empresas e cooperativas é mutuamente benéfica. 

 O cooperativismo pode ajudar a fornecer uma vantagem competitiva para a empresa em seu setor, conectando-a com recursos, desenvolvendo novos mercados, encontrando novas fontes de matérias-primas e outros aspectos importantes para o desenvolvimento do negócio. 

O objetivo desta parceria é criar um ambiente que possa proporcionar crescimento e estabilidade para todas as partes envolvidas.  

Deixe uma resposta