4 Vantagens de Contratar Uma Cooperativa de Trabalho

As cooperativas de trabalhos são uma alternativa para que os profissionais se disponibilizem ao mercado com um diferencial competitivo relevante e uma forma de que as empresas contratem profissionais qualificados e comprometidos (já que eles são os sócios-cooperados) com redução de custos considerável. Mas essa é só uma das vantagens de contratar uma cooperativa de trabalho. Continue lendo e descubra outras:

O que é uma cooperativa de trabalho?

A cooperativa de trabalho é uma associação de pessoas com os mesmos interesses, organizadas de modo democrático, que prestam seus serviços. Todos fazem sua parte em uma distribuição individual e proporcional dos esforços para gerar um sistema mútuo de benefícios, criando uma dinâmica social democrática e participativa.

Os componentes da cooperativa são chamados de sócios-cooperados e as empresas que as contratam são de chamadas de tomadoras.

Quais são as vantagens de contratar uma cooperativa de trabalho?

Existe alguns diferenciais relevantes para a empresa tomadora para firmar parceria com uma cooperativa de trabalho e passar a ter entre os seus colaboradores, sócios-cooperados. Entenda quais são eles:

1- Profissionais qualificados

Os sócios-cooperados são profissionais autônomos que se uniram em busca de atender da melhor maneira as demandas do mercado de forma livre e democrática. Por esse motivo, eles são os principais interessados em seu desempenho profissional.

2 – Redução de custos

A contratação via CLT pode ser muito custosa para as empresas, principalmente para as de médio e pequeno porte.  Inclusive, estima-se que os custos com impostos e benefícios de um profissional cheguem a mais de 50% do valor do salário fixo dele.

Já na contratação de uma cooperativa de trabalho, o custo é composto pela remuneração base do sócio cooperado, o recolhimento de 7,15% de impostos e a taxa administrativa e benefícios – que variam de acordo com o próprio tomador de serviços.

Sendo assim, no total, as empresas que contratam os serviços de uma cooperativa de trabalho tem uma redução de custos de, em média, mais de 60%.

3 – Sistema Regulamentado pela Legislação

De acordo com a Lei nº 12.690 “A Cooperativa de Trabalho é regulada por esta Lei e, no que com ela não pode colidir, pelas Leis nº 5.764 e 10.406.

Vale ressaltar que nesse modelo de contratação não existe vínculo empregatício nem do sócio cooperado com a cooperativa e nem do sócio cooperado com a empresa tomadora.

4 – Foco no negócio

Encontrar o funcionário ideal leva tempo e dinheiro de muitas empresas. As cooperativas de trabalho possuem diversos sócios cooperados em seu banco de dados com uma análise pontual para ser assertivo no processo de encontrar o talento que sua empresa busca.

Além de delegar o processo de recrutamento e seleção, através da contratação via cooperativa a gestão dos sócios-cooperados também é delegada. Dessa forma, as empresas conseguem o tempo necessário para focar em seu negócio e gerar os resultados necessários

Deixe uma resposta