Jardinagem: Dicas para você cuidar das suas flores e plantas com sucesso

er plantas em casa é uma ótima solução para redecorar os espaços gastando pouco e com praticidade. Além disso, elas têm o poder de trazer a atmosfera da natureza para os ambientes, deixando-os mais agradáveis e relaxantes! E para quem mora em casa com espaço suficiente ainda é possível ter o seu próprio jardim. No entanto, é preciso saber cuidar das flores e plantas no geral para que elas permaneçam sempre saudáveis. Confira algumas dicas incríveis que ajudarão você nesse processo!

Saiba escolher

Se as características naturais daquela determinada planta não são adequadas ao ambiente, por mais que você tome todos os cuidados as chances de ela sobreviver são pequenas. Por isso, o primeiro passo é fazer uma boa escolha!

Por exemplo: se no local escolhido houver pouca incidência de luz natural, tulipas e violetas são boas opções. Se você mora em uma região mais fria, é preciso apostar em espécies que sejam resistentes às baixas temperaturas, como a azaleia, o amor-perfeito e as camélias.

De olho na limpeza

Para quem tem jardim o primeiro passo para deixá-lo bonito é mantê-lo sempre limpo. Por isso, adquira o hábito de remover constantemente as folhas e galhos caídos e outras partículas de impurezas. Podar as plantas quando necessário para remover folhas mortas também faz parte desse processo. Além de deixar a paisagem mais bonita, essa também é uma forma de evitar a proliferação de insetos nocivos.

O ideal é dar essa “geral” uma vez por semana ou a cada 15 dias, dependendo das características do seu jardim. Esse também é um bom momento para se livrar de ervas daninhas, para potencializar o crescimento e desenvolvimento das plantas.

Cuidados com o solo

Não importa se as suas flores estão em um jardim ou plantas em um vaso, é importante que o substrato esteja sempre bem arejado. Isso ajuda a melhorar a oxigenação das raízes, além de garantir que a água chegue até elas. Portanto, sempre que a terra estiver compactada demais, utilize um utensílio apropriado para “afofá-la”.

Grama sempre cortada

Se o seu jardim tem um gramado, não deixe de aparar a grama sempre que necessário. Quando ela fica muito alta, isso pode comprometer o crescimento das outras flores e plantas que estão ao redor. O ideal é que a altura do gramado não ultrapasse uma média de 5 centímetros.

Movimente suas plantas

Caso as suas plantas fiquem em vasos uma ótima dica é mudar esses vasos de lugar na troca das estações. A ideia é que elas continuem recebendo as quantidades adequadas de luz e sombra. Com a chegada do verão, por exemplo, deixar uma planta em um local que receba incidência direta do sol pode afetá-la negativamente.

E a dica mais importante: conte com um profissional qualificado para dar um “up” nas suas plantas de tempos em tempos. Você ainda pode aproveitar para pedir outras dicas certeiras para cuidar delas entre uma manutenção e outra. Assim, sua casa sempre terá mais beleza e vida!

 

Fonte: maryhelp.com.br

 

Deixe uma resposta