Dica: Manchou a roupa com caneta? Saiba como limpar como facilidade

Remover manchas em roupas não é uma tarefa fácil, principalmente quando a mesma é uma tinta de caneta, por exemplo. A cor da roupa pode agravar ainda mais a situação, como as famosas camisas brancas, que são um pesadelo para as pessoas. Tirar tinta de caneta muitas vezes parece impossível, porém, com alguns truques é possível fazer essa remoção e permanecer com a peça em perfeito estado.

Dependendo do tipo da tinta e do tecido, essa mancha é ainda mais difícil de ser retirada. Tintas à base d’água geralmente são mais fáceis de serem removidas, enquanto outros tipos, como as tintas à base de óleo, as marca-textos e as em gel, por exemplo, são mais complicadas. Quanto ao tipo de tecido, geralmente os mais maleáveis, como os de algodão, podem ser mais fáceis, dependendo da quantidade e intensidade da mancha, e o tipo de tinta depositado.

Para lhe ajudar nessa tarefa separamos algumas dicas para remover as manchas de caneta mais facilmente:

Dicas preciosas para remoção

Agir rápido é uma das primeiras e principais dicas. Com o passar do tempo, a tinta começa a penetrar cada vez mais no tecido, tornando a remoção ainda mais difícil. Por isso, logo que a mancha ocorrer, já corra para os procedimentos de limpeza imediatamente. O ideal é testar qualquer produto utilizado antes em locais escondidos interiormente na peça, evitando que algum imprevisto ou dano ocorra por conta de uma reação negativa do produto.

Quanto ao o que passar na peça, o álcool é muito utilizado para a remoção de manchas como um todo. Portanto, coloque um pouco de álcool em um algodão e esfregue levemente na região manchada. Evite trocar o algodão por esponja, pois isso pode vir a danificar o tecido da roupa. Caso a mancha seja bastante forte, repita esse procedimento mais vezes até a mesma ser removida por completo.

Aquecer leite também é um método caseiro bastante conhecido pelos mais velhos. Despeje o leite no local e enxague sempre com água fria. O detergente de louça branco também pode ser usado, deixando o mesmo agir por cerca de uma hora sobre a mancha. Após isso, esfregue com algodão levemente e enxague com água.

Dicas para remover as manchas piores

Para as manchas provocadas por tintas à base de óleo, o ideal é utilizar álcool isopropílico, laquê aerossol ou sabão antibacteriano que podem ser aplicados de forma direta na mancha, sem o intermédio de algodão ou pano. Eles agem como removedor de tinta. É importante ressaltar que o ato de esfregar não garante a remoção da mancha, além de danificar o tecido da roupa. Por isso, passe esses produtos de maneira delicada, sem ser com força.

Após isso, coloque as peças logo em seguida para lavar na máquina com sabão em pó, de maneira separada das demais peças, a fim de não manchá-las com a soltura da mancha.

 

Fonte: www.maryhelp.com.br

Deixe uma resposta