3 características fundamentais de um bom profissional

As características de um bom profissional vão muito além de apenas exercer as atividades do dia a dia. Saiba como!

As empresas estão cada vez mais exigentes em relação aos seus colaboradores, procurando por pessoas dinâmicas e que tenham um perfil empreendedor. Além das habilidades técnicas, elas buscam por determinadas características do bom profissional que merecem toda a atenção para quem deseja se destacar no mercado de trabalho. ​

As organizações, hoje, preferem aquele funcionário que tenha habilidades para trabalhar em equipe e apresente ideias criativas, além de contribuir para os desempenhos e processos das atividades organizacionais. Para isso, é necessário se interessar pelo local em que trabalha e demonstrar vontade de aprender.

Além de todas essas qualidades, neste post, abordaremos algumas características fundamentais do bom profissional. Acompanhe! ​​

1. A proatividade como aliada do profissional

Você sabe o que é proatividade? Esse comportamento está relacionado ao ato de resolver ou evitar determinado problema antes mesmo que ele de fato aconteça. Isso é possível planejando e executando suas ideias e tarefas de maneira que consiga evitar situações negativas para a empresa.

Dessa forma, as pessoas que lideram os processos seletivos buscam por profissionais que tenham o perfil de executar até mesmo aquelas tarefas que não lhes foram delegadas, mas que precisam ser feitas.

Muitos colaboradores preferem fazer apenas o que é preciso. Com isso, perdem a oportunidade de aprender algo novo ou até mesmo de assumir uma nova função dentro da empresa, reduzindo suas chances de ser promovido.

2. A honestidade e ética no dia a dia

Já ouviu aquela expressão de que “você é o que você faz”? Pois é! Lembre-se sempre disso, pois, da mesma maneira que você observa o comportamento das outras pessoas, também está sendo observado. Assim, entre as características do bom profissional que você precisa cultivar, a ética e a honestidade são fundamentais.

As empresas e os colaboradores que seguem padrões sociais e éticos são os mais respeitados e admirados por clientes. No entanto, para seguir com a cultura da empresa, as organizações buscam por novos profissionais que tenham esse perfil. Por essa razão, atente para essas questões!

3. O comprometimento com o trabalho e a cultura da empresa

Vamos imaginar que a empresa é uma máquina gigante, com muitas peças que estão ligadas entre si e que dependem umas das outras para que funcione perfeitamente. Ou seja, na sua função, você é responsável por executar um trabalho que, daí a algum tempo, seguirá para outro colega ou área, caminhando como uma linha de produção para que tudo seja entregue de maneira eficiente.

Por isso, tenha comprometimento com o seu trabalho e com a cultura da empresa, pois são atitudes muito analisadas pelos gestores. Na ausência dessa característica, acontece desperdício de tempo e trabalho, além de se consumirem mais recursos do que o necessário.

Não espere até sexta-feira para tirar a papelada da gaveta e resolver tudo antes do final de semana. Tenha prioridades, respeite os prazos e cumpra-os.

Percebeu que as características do bom profissional vão muito além do que apenas executar suas tarefas de maneira eficiente? É necessário ter proatividade, comprometimento e, acima de tudo, gostar daquilo que faz, divulgando a empresa de forma positiva para as pessoas.

 

Fonte: carreiras.empregos.com.br

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