Gestão de riscos no ambiente de trabalho é discutida em Vitória da Conquista

Mais de 12 milhões de acidentes do trabalho foram registrados no Brasil no período de 2002 a 2022, uma média de mais de 632 mil ocorrências por ano, segundo dados do Anuário Estatístico de Acidentes do Trabalho do Ministério da Previdência Social de 2023. Para discutir o que pode ser feito para reduzir essas estatísticas, o Serviço Social da Indústria (SESI) de Vitória da Conquista promoveu o evento Agenda Estratégica SESI em SSI – Gestão de Riscos Ocupacionais, no dia 12.09.

Na oportunidade, a engenheira de Segurança do Trabalho do SESI, Juliana Gomes, destacou que a aplicação de um conjunto de normas de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) é o principal caminho que as empresas devem trilhar para mitigar os riscos ocupacionais e fazer a gestão ativa das ocorrências. “Essa situação pode ser revertida com o gerenciamento dos riscos ocupacionais, identificando os agentes causadores de acidentes e adotando medidas de controle, na perspectiva da redução desses impactos”, pontuou.

Além da diminuição das taxas de acidente e doenças ocupacionais, a adoção de programas que ajudam as empresas na área de SST traz outros benefícios. “A gestão ativa dessas ocorrências também contribui para o aumento do bem-estar no trabalho e da produtividade, além da redução do absenteísmo, que são as ausências dos colaboradores durante o expediente de trabalho”, ressalta.

No evento, que reuniu empresários e profissionais da área de SST, a analista de Saúde, Segurança e Conservação Ambiental da Indústria ZAB, Cleonice Machado, compartilhou a experiência da empresa, que atua há 37 anos no mercado de saneantes. Com 115 colaboradores diretos e 70 indiretos, a empresa conta com a parceria do SESI para a gestão na área de SST.

A ZAB adotou a plataforma SESI Viva Mais, uma das soluções oferecidas pelo SESI para apoiar as empresas no atendimento às questões de SST e do eSocial, fornecendo um sistema com programas legais parametrizados conforme as exigências do governo federal. “Nosso objetivo não é somente atender o que está na legislação, é uma questão de compromisso para preservar não somente a integridade física do trabalhador, mas também de proporcionar um ambiente seguro. Vemos o resultado na baixa rotatividade de pessoal, no feedback dos trabalhadores que percebem o cuidado da empresa, com a realização de ações com esse foco”, contou.

 

Fonte: https://www.fieb.org.br/noticias/gestao-riscos-ambiente-trabalho/

Deixe um comentário