Cooperativas baianas elaboram seus planejamentos estratégicos visando novos mercados

oficina-pe-cooliba-2

A elaboração de Planejamentos Estratégicos das cooperativas baianas foi um dos focos de atendimento do SESCOOP/BA neste ano. Nessa última rodada, realizada de novembro a dezembro, foram realizadas as Oficinas de Elaboração do Planejamento Estratégico que contemplou as cooperativas: COOPMAC – Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense Resp. Ltda, COOLIBA – Cooperativa dos Profissionais Liberais da Bahia, COOPEB – Cooperativa Educacional de Barreiras e UNIBAHIA Sociedade Cooperativa. Ao todo, foram 11 cooperativas participantes das oficinas.

A troca de experiências, conhecimentos e integração entre dirigentes, cooperados e funcionários das cooperativas continuou nessas novas oficinas, resultando na elaboração de planejamentos com estratégias e metas traçadas para o alcance de resultados a médio e longo prazo, como a conquista de novos mercados. Para Edlania Novaes, diretora pedagógica da Cooperativa Educacional de Barreiras, “além de ser uma ferramenta para organizar as ações da cooperativa para os próximos anos, o planejamento se consolida como um momento de reflexão sobre nós mesmos e um passo fundamental para a construção da cooperativa que desejamos”, ressaltou.

A metodologia participativa trouxe ganhos significativos para a elaboração de planejamentos estratégicos adequados com a realidade das cooperativas, a partir da percepção dos que fazem parte da dinâmica e história das sociedades cooperativistas. O presidente de uma das cooperativas mais antigas da Bahia, a Coopmac, comentou sobre o impacto positivo dessa atividade: “Essa oficina serviu para a gente começar a desenhar a nossa identidade, parar com o achismo. Apesar da cooperativa ser uma das mais antigas da Bahia, fundada em 1960, ainda não tinha um planejamento escrito e traçado. Ter o planejamento escrito fez com que nosso caminho fosse traçado e pautado na consciência de todos, além de podermos escrever a nossa história e o nosso futuro”, disse Jaymilton Gusmão.

O SESCOOP/BA continua trabalhando para apoiar a promoção da profissionalização da gestão cooperativista para que, cada vez mais, as cooperativas participem ativamente na elaboração de planos para um futuro promissor junto aos seus associados.

 

Fonte: bahiacooperativo.coop.br

Deixe uma resposta