Conflitos no trabalho: como lidar melhor com estas 3 situações típicas

Conflitos são importantes para um local de trabalho, mas, quando se transformam em drama, a tensão saudável pode se tornar tóxica

Pode parecer contra-intuitivo, mas um local de trabalho sem conflitos pode ser tão traiçoeiro quanto um ambiente de trabalho altamente dramático, afirma Elizabeth Grace Saunders, autora e coach de gerenciamento de tempo.

Sem conflito, diz ela, os problemas podem ficar sem solução e o comportamento passivo-agressivo pode aumentar. Mas, quando o conflito vira drama, a tensão saudável pode se tornar tóxica.

Em artigo escrito para a Fast Company, a especialista listou três situações comuns no ambiente de trabalho e explicou como lidar melhor com elas, se envolvendo em conflitos, mas evitando dramas que causem perda de tempo.

1. Abordando problemas

Se algo não está funcionando, é importante conversar sobre isso. Discutir o que está acontecendo é sempre saudável, ajudando a entender a causa do problema e qual é a maneira mais produtiva de avançar. Evitar conversas difíceis sobre o que não está funcionando pode levar a problemas ainda maiores no futuro, afirma a Saunders.

Estas discussões difíceis, no entanto, podem se transformar em um drama pouco saudável quando os indivíduos insistem em mudar coisas que estão funcionando. “Por exemplo, talvez você trabalhe em vendas e seja enfático ao dizer que deseja mudar o sistema de vendas. Mas todos que usam o sistema estão obtendo resultados, e você está descartando todo o processo sem primeiro tentar implementá-lo de forma consistente. É ótimo querer inovar, mas insistir que as coisas que estão funcionando corretamente de alguma forma precisam ser feitas de forma diferente pode criar tensão desnecessária”, alerta.

2. Compartilhando feedbacks de desempenho

Outra área onde o conflito saudável pode beneficiar a todos é no feedback de desempenho. Se você está supervisionando alguém e essa pessoa não sabe que não está atendendo às expectativas, ela não terá a oportunidade de mudar, comenta a especialista.

“Em vez de apenas cultivar uma atitude cada vez mais negativa em relação ao seu colega de trabalho, converse sobre o que você está vendo e o que gostaria que fosse diferente. Você também pode agendar reuniões de acompanhamento para que haja horários regulares para revisar o progresso”, orienta.

Dar e receber feedback negativo sobre o desempenho pode ser estressante, ela admite. Apesar disso, a ação não precisa criar drama desnecessário se for feita de maneira factual, sem imputar motivos aos outros. “Por exemplo, você pode dizer a alguém que precisa que ele entregue um relatório dentro do prazo, mas não precisa rotulá-lo de preguiçoso, descuidado ou irresponsável”, aconselha.

Além disso, é importante estar aberto ao receber feedback, sem ficar na defensiva ou generalizar demais. “Se lhe disserem que precisa melhorar algo que está fazendo, isso não significa que seu chefe seja mau ou que todos o odeiem”, argumenta Saunders.

3. Estabelecendo limites

Para evitar o esgotamento, é preciso ter algum tipo de limite no trabalho. Isso pode significar reservar um tempo para pausas durante o dia ou não responder mensagens profissionais depois de um determinado horário da noite.

“O conflito tende a surgir quando esses limites não são respeitados. Ouço de meus clientes de coaching de gerenciamento de tempo que, quando eles reservam o tempo, alguns colegas tentam ultrapassar esses limites. Pode parecer que alguém está agendando uma reunião em um horário que você claramente marcou como ocupado ou enviando uma mensagem de texto para seu telefone pessoal às 22h em busca de uma resposta imediata”, conta Saunders.

Nesses casos, ela recomenda abraçar algum conflito saudável. “Se possível, converse sobre o que funciona e o que não funciona em relação à sua disponibilidade. Para sustentar sua produtividade, você precisa de um tempo para fazer uma verdadeira pausa. E se uma conversa direta não for possível, pode haver momentos em que você simplesmente esperará para responder até o próximo dia útil”, recomenda.

A especialista alerta, no entanto, que apesar de ser essencial encontrar maneiras de manter o trabalho fora da vida pessoal, o oposto também é verdadeiro: “Se quiser evitar dramas desnecessários, você precisa encontrar maneiras de manter sua vida pessoal fora do trabalho”.

“Amizades no local de trabalho podem aumentar a satisfação no trabalho. Mas se você espera que um colega atue como seu melhor amigo ou terapeuta, você poderá criar um drama desnecessário”, alerta.

Enquanto compartilhar o que está acontecendo em sua vida, como atualizações sobre férias em família, é apropriado, conversas regulares sobre problemas com relacionamentos, problemas de saúde ou outros assuntos pessoais devem ser tidas fora do trabalho, ou pelo menos fora do horário de trabalho.

“Enquanto estiver no trabalho, você quer se concentrar em realizar seu trabalho para poder investir totalmente em sua vida pessoal fora do escritório”, acrescenta.

 

 

Fonte: https://administradores.com.br/noticias/conflitos-no-trabalho-como-lidar-melhor-com-estas-3-situacoes-tipicas

Deixe um comentário