Dia da Comunidade

O Dia da Comunidade é comemorado em 5 de maio. Convivemos em sociedade desde sempre, de modo geral. Quando pequenos, nos deparamos com os pais, professores, colegas, vizinhos e amigos.

Essa já é/foi uma comunidade.

Antigamente, comunidade tinha como conceito a ideia de um grupo de pessoas que convivem em uma mesma área geográfica, de modo que possuem um estilo de vida e uma cultura compartilhadas. Esse era o conceito que abraçava os vizinhos e familiares, e que mostra o ponto de vista da sociologia.

Pela sociologia, a comunidade também compartilhava o mesmo legado histórico, sob um mesmo governo e com um mesmo conjunto de normas.

Hoje em dia, com tanta diversidade e o próprio avanço da tecnologia (principalmente da virtualização), a comunidade se tornou sinônimo de algo em comum. Ou seja, um grupo de pessoas que possuem um gosto em comum, um objetivo em comum ou uma história em comum, por exemplo.

A concepção da palavra comunidade, portanto, se tornou mais ampla.

Podemos tomar como exemplo a comunidade política, isto é, um grupo – geralmente composto de países – que estão associados com o intuito de atingir objetivos em comum. A União Europeia (agora chamada de Comunidade Econômica Europeia) é um modelo de comunidade política.

Leia mais aqui.

Resultado de imagem para viver em comunidade

Deixe uma resposta