Como lidar com o estresse no trabalho
O ambiente corporativo exige muito de nós, não é mesmo? São relatórios para entregar, campanhas a elaborar, pessoas para lidar. Por um lado, é bom sempre se sentir útil e ter a capacidade de cada vez mais superar nossos limites, porém, o excesso de tarefas e a tensão podem acabar gerando o estresse no trabalho.
Esse assunto é bem sério e tem sido bastante discutido nos últimos anos, tornando-se algo até comum nas corporações, o que não é nada positivo. Uma pessoa que está sofrendo com o estresse no trabalho acaba afetando não só seu rendimento profissional, como principalmente a sua saúde e, consequentemente, diminui sua qualidade de vida. Quem sofre de estresse começa a apresentar alguns sintomas como: cansaço constante, sono excessivo ou insônia, tensão muscular, alterações no apetite, dificuldade de atenção e concentração e até mesmo doenças físicas como hipertensão, alterações no sistema imunológico, gastrite e problemas do coração.
Os fatores que mais levam as pessoas a terem estresse no trabalho são o excesso de tarefas, dificuldades em conseguir conciliar vida pessoal com profissional, conflitos com pessoas da equipe ou até mesmo problemas com a política da empresa. Existem algumas medidas bem eficazes que ajudam a diminuir o estresse no trabalho. Vamos conferir?
O que pode causar o estresse no trabalho?
Antes de abordarmos as formas de lidar com o estresse no ambiente de trabalho, acredito que seja importante sabermos que pode causá-lo, uma vez que identificando a causa, o profissional tem a possibilidade de eliminá-la na raiz.
Pressão exacerbada
Existem empresas e gestores que empregam tanta pressão em cima de seus colaboradores, que os mesmos acabam desenvolvendo quadros de estresse crônico. A pressão geralmente acontece quando a organização estabelece metas, muitas vezes inalcançáveis, obrigando os profissionais que nela atuam a atingi-las. Isso faz com que os mesmos, por se frustrarem, acreditando serem os piores profissionais e indivíduos que existem, acabem se estressando de maneira extrema com as situações ao seu redor.
Competitividade exagerada
Outra grande causa do estresse ocupacional está na cultura que muitas empresas tem de estimular a competitividade de forma exagerada entre seus colaboradores. Em certo nível, a competitividade é importante e incentiva o profissional a busca o seu próprio aperfeiçoamento. Entretanto, se no dia a dia esta competitividade passa a ser mais agressiva, incentivando os colaboradores a usarem qualquer tipo de artifício para se destacarem no ambiente de trabalho, as chances de causar prejuízos e doenças ocupacionais nos funcionários é muito maior, do que de gerar bons resultados.
Sobrecarga de trabalho
Hoje em dia é comum ver profissionais levando trabalho para casa, trabalhando aos finais de semana, de madrugada, em seus momentos de folga e lazer, esquecendo-se que precisam descansar para produzirem melhor. É importante enfatizar, que quando o indivíduo sente-se sobrecarregado de trabalho, ou seja, quando vive com a sensação de que o que ele faz não é o suficiente ou quando não consegue delegar algumas tarefas a seus subordinados, por exemplo, a probabilidade se desenvolver, de maneira silenciosa, um quadro de estresse ocupacional, aumenta de forma significativa.
A tecnologia como principal inimiga
Seguindo adiante com o assunto estresse no trabalho, acredito ser essencial falar sobre um tema que tem causado bastante estresse nos mais diversos tipos de profissionais ao redor do mundo: a tecnologia e suas ferramentas.
Como eu disse no item anterior, atualmente, as pessoas não param de trabalhar nem por um minuto. Nesse contexto, algo que veio agravar ainda mais esta situação, foi o avanço tecnológico, que por meio de suas ferramentas, praticamente mantém indivíduos alertas, quase que 24 horas por dia.
São mensagens de e-mail e de texto, que podem ser lidas e respondidas instantaneamente na palma da mão, por meio dos smartphones, que fazem com que profissionais do mundo inteiro mantenham-se ainda mais conectados ao trabalho, mesmo quando não estão mais dentro da empresa.
Esta alteração na rotina de trabalho de muitas pessoas, tem levado muitos pesquisadores a estudarem os impactos que a tecnologia está gerando sobre colaboradores dos mais diversos tipos de empresas. Porém, uma coisa é certa: já é possível ver que esta tipo de mudança tem gerado bastante estresse em indivíduos que não tem conseguido se desligar das empresas em que trabalham.
Como lidar?
Bom, deixar de trabalhar não é uma opção, uma vez que o trabalho também é um dos pilares que fazem com que nos sintamos úteis no mundo em que vivemos. Entretanto, se você já sente os sintomas do estresse, ou mesmo que não os sinta, aqui vão algumas dicas para que você possa lidar com ele da melhor maneira possível.
Organização de Tarefas
É comum que algumas vezes as pessoas acabem ficando sobrecarregadas com tarefas da empresa, porém, quando isso acontece com frequência é sinal de que algo vai mal. É necessário que você tenha um cronograma que te permita cumprir tudo o que precisa em um prazo bom, tanto para você quanto para a empresa.
Estabeleça prioridades
Para que não haja problemas com a execução e os prazos de suas tarefas, faça uma lista de quais são suas prioridades, por exemplo, colocando na frente os projetos com prazo de entrega mais curtos ou que necessitem de uma atenção maior do que os outros.
Torne este processo um hábito diário, com certeza você verá as mudanças positivas acontecerem quase que de imediato.
Tenha consciência de seu limite
A partir do momento em que tudo se torna prioridade, nada mais é. Se você recebe uma carga de trabalho muito maior do que pode realizar, converse com seu superior. Nesse caso, é preferível que aumente a equipe, fazendo assim com que a distribuição de tarefas seja mais justa, sem sobrecarregar ninguém.
Evite distrações
Procrastinação é um problema que te prejudica tanto no lado profissional quanto no pessoal. Tenha em mente de que você tem um tempo estipulado para cada tarefa, e que parar no meio para ver uma notícia, conferir o preço daquele celular que queria comprar, ou responder aquela mensagem engraçadinha de um amigo, irá quebrar a sua linha de raciocínio, fazendo assim com que você leve mais tempo para realizar algo que é, de fato, mais importante.
Tenha tempo para seus assuntos pessoais
Se dedicar ao trabalho é importante sim, mas você não pode deixar sua vida pessoal de lado. Ao chegar em casa e aos fins de semana, passe um tempo de qualidade com seus amigos e familiares e busque fazer coisas que você gosta. Outro ponto que pode te ajudar a aliviar as tensões do dia a dia é ter um hobby. Por exemplo, se você gosta de cozinhar, que tal entrar em um curso onde você irá aprimorar esse talento e se divertir ao mesmo tempo?
Tenha um relacionamento bom com seus colegas de empresa
É natural que as pessoas tenham opiniões e posições diferentes, e isso acontece no trabalho, na faculdade, no seu bairro. Com isso, é necessário ter uma mente aberta e aceitar as limitações e diferenças do outro. Evite entrar em discussões desnecessárias e procure conhecer melhor seus colegas do trabalho. Caso tenha algum desentendimento com alguém, busque resolver com a pessoa da maneira mais amigável possível. Ao criar laços e demonstrar respeito por todos, você ajudará a manter um clima mais leve na empresa.
Faça o que gosta
Nem todo processo do trabalho é prazeroso, porém, você se sentirá mais feliz e motivado ao fazer atividades que gosta. Descubra no que você é bom e pratique isso, pois a partir do momento que você faz algo que te dá prazer, melhor será o seu desempenho e a satisfação consigo mesmo.
Avalie sua situação na empresa que trabalha
Você trabalha muito e ganha pouco? Seu chefe é desrespeitoso com você? Os benefícios dados não são suficientes para cobrir suas despesas? Você não tem perspectiva de crescimento em sua empresa? Você não tem os recursos básicos que te permitem realizar um trabalho de qualidade? Se a resposta for afirmativa para alguma dessas questões, então você precisará avaliar se realmente vale a pena continuar onde está. Caso contrário, não tenha medo de buscar outro lugar, pois não vale a pena comprometer a sua saúde em um emprego que não te traga estabilidade e nem felicidade.
Agora que você já sabe como evitar o estresse no trabalho, coloque cada uma dessas dicas em prática! E para conhecer mais métodos para tomar as rédeas de sua vida profissional e ser feliz no que faz, continue vendo os posts aqui do IBC Coaching!
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