CTES marca presença no Intercâmbio SESCOOP em BH

Com o objetivo de verificar as boas práticas realizadas por cooperativas reconhecidas pelo Prêmio Sescoop Excelência de Gestão ou que utilizam o PDGC como ferramenta de gestão, aconteceu nos dias 12 e 13 de novembro, na cidade de Belo Horizonte-MG, o Intercâmbio que reuniu representantes de diversas cooperativas do Brasil.
O evento proporcionou aos participantes, a visita em cooperativas de excelência premiadas no PDGC, como a Cooperativa COOPMETRO (ramo transporte). A COOPMETRO tem uma gestão fundamentada em 11 mandamentos e 8 critérios validada pela Fundação Nacional de Qualidade. Na oportunidade presidente da cooperativa, o diretor administrativo e todas as gerências, explanaram sobre a experiência da cooperativa com o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas. Iniciaram a caminhada no PDGC em 2014, e em 2016 foi criado um comitê e realizado o movimento de integração do PDGC com o ISO, OQS e GDA, foram adquirindo amadurecendo, investiram na contratação de consultoria para orientação e estruturação dos processos que resultou no Prêmio (Bronze) na modalidade Primeiros Passos.

A Cooperativa UNIMED BH (ramo saúde) possui uma gestão responsável, que pauta sua atuação pela ética e comprometimento. Todos foram recepcionados pela gerência do sistema de gestão que discorreu sobre as certificações e a importância da implantação do PDGC, salientaram que é um processo de longo prazo, onde requer muito comprometimento e trabalho. Apesar de ser uma cooperativa de grande porte, aderiram recentemente a um sistema de informações sofisticado para gestão, mas que ainda utilizam ferramentas acessíveis a cooperativas de qualquer porte, como planilhas desenvolvidas em excel, word, power point, mas de forma totalmente organizada e formal, como também faz utilização de vídeos e aplicativos para facilitar a comunicação e a educação cooperativista. São ganhadores de diversos prêmios e incentivadores de vários projetos sociais.

Foi realizada também a visita à Cooperativa Financeira SICOOB CREDIBOM que está entre as cinco maiores cooperativas financeiras do Brasil, e é a maior cooperativa financeira da área de saúde do Brasil. Tem sua gestão pautada de forma sustentável, com soluções financeiras personalizadas com cooperação e confiança. O presidente e o superintendentes realizaram apresentação institucional da cooperativa focada na valorização e desenvolvimento dos seus colaboradores, e suas práticas reconhecidas pelo PDGC que resultaram na premiação.

Por último, a visita a sede da OCEMG (Organização da cooperativas do estado de Minas Gerais) foi marcada por emoção pelo relato do presidente sobre a sua vivência no cooperativismo, os compromissos e os grande resultados e juntamente com o Superintendente Alexandre Lages, nos contou toda história da OCEMG do início até os dias de hoje. O cooperativismo em MG impulsiona o desenvolvimento local e cuidado com o meio ambiente, além dos diversos projetos sociais. Investiram em aplicativo de informações do cooperativismo, facilitando a distribuição das informações. Através do PDGC, eles investem e garantem apoio ao desenvolvimento e aperfeiçoamento da gestão cooperativistas, para a busca constante da melhoria da gestão das cooperativas. Cooperativas mineiras, se destacam no ranking de melhores e maiores empresas do país e são as mais premiadas em âmbito nacional nos Prêmios Excelência em Gestão e SomosCoop.

A CTES foi representada por Maiana Moraes, gerente contábil e a assistente social Jeane Cardoso. Para elas, nas visitas realizadas às cooperativas, o que chamou atenção, foi a importância do conhecimento da direção e dos colaboradores e total envolvimento com a implantação do PDGC como também a intercooperação entre as cooperativas, uma ajudando e auxiliando a outra.

 

Por ASCOM/CTES

Deixe uma resposta