Coopere com a Vida

O Sistema Cooperativista Baiano promove, anualmente, a campanha Coopere com a Vida – Seja doador de órgãos e avise a sua família, que tem por objetivo chamar atenção da sociedade sobre a doação de órgãos. Organizada pelo Sistema Oceb, em conjunto com as cooperativas baianas, a campanha ocorre durante o Setembro Verde.

O maior incentivo da Campanha é sensibilizar as pessoas sobre a doação de órgãos, da importância de falar com sua família que deseja ser Doador, assim a família pode realizar seu desejo. Um Doador beneficia pelo menos 6 pessoas e os tira da fila de transplante.

O Transplante só acontece quando uma família diz sim em um momento difícil de  dor que é perder um ente querido. Só assim o transplante pode acontecer, e esse é um gesto enorme de amor e solidariedade que essa família realiza para pessoas que nem conhecem e que estão aguardando um órgão.

Desde o ano de 2019 a nossa cooperativa CTES  apoia essa campanha juntamente com a OPO – Organização de Procura de Órgãos da região Sudoeste. A OPO é responsável pela notificação e captação de órgãos dos hospitais de Vitória da Conquista, Itapetinga, Brumado, e é composta pela CIHDOTT – Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, que hoje captam:  coração, rins, fígado e córneas.

A cooperativa CTES em parceria da cooperativa MEDICOOP nesse ano de 2022 fez um movimento no Hospital de Base de Vitória da Conquista com conscientização da importância da doação de órgãos, de comunicar a família, com os profissionais de saúde, os pacientes e acompanhantes e com a população em geral, com distribuição de panfletos, e vários brindes da campanha. Também fizemos um movimento no IBR – Instituto Brandão de Reabilitação que adere a campanha e realiza transplantes de rins e brevemente de coração.

 

Deixe uma resposta