Futuro da educação passa pelo conceito do empreendedorismo em sala de aula

Quando falamos em empreendedorismo, normalmente nos vêm à cabeça imagens de empresas ou lideranças de sucesso no mundo dos negócios. No entanto, o conceito de empreender vai muito mais além. Para o diretor-executivo da Fundação Liberato, de Novo Hamburgo, Ramon Hans, tirar do papel uma ideia de pesquisa também é empreender. “E isso pode dar em um resultado comercial, com o estudante abrindo uma empresa ou colocando o produto no mercado, ou não. Apresentando esse projeto para outras pessoas, empresas e avaliadores, o aluno tem a capacidade para transmitir a ideia. E isso faz parte do empreendedorismo”, defende.

Na mesma linha, Roberta Greenfield destaca que o empreendedorismo é uma postura diante da vida. Vice-presidente e coordenadora do Comitê de Jovens Empreendedores da Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACI) de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha e Dois Irmãos, Roberta entende que trabalhar esse pilar junto aos jovens faz com que eles entendam o quanto são protagonistas das suas próprias vidas. “Quanto mais cedo isso acontecer, mais naturalmente essa atitude empreendedora se manifestará na vida de cada um”, considera.

Para Alini Martinelli, coordenadora de Programas Sociais da Sicredi Pioneira, as crianças e adolescentes devem ser estimulados a entender os desafios que os cercam e buscar oportunidades de, a partir deles, pensar diferente. “Estimular o empreendedorismo desde cedo é possibilitar que a criança seja quem ela é na essência, um ser pensante, criativo, espontâneo”, afirma.

Foi pensando nisso que o conceito de empreendedorismo foi elencado como um dos três pilares da 4ª edição do projeto Ser Educação. Promovido pelo Grupo Sinos e com apoio de entidades, instituições e órgãos públicos, o projeto trabalhará o tema de empreender juntamente com as instituições de ensino da região.

Quando falamos em empreendedorismo, normalmente nos vêm à cabeça imagens de empresas ou lideranças de sucesso no mundo dos negócios. No entanto, o conceito de empreender vai muito mais além. Para o diretor-executivo da Fundação Liberato, de Novo Hamburgo, Ramon Hans, tirar do papel uma ideia de pesquisa também é empreender. “E isso pode dar em um resultado comercial, com o estudante abrindo uma empresa ou colocando o produto no mercado, ou não. Apresentando esse projeto para outras pessoas, empresas e avaliadores, o aluno tem a capacidade para transmitir a ideia. E isso faz parte do empreendedorismo”, defende.

Na mesma linha, Roberta Greenfield destaca que o empreendedorismo é uma postura diante da vida. Vice-presidente e coordenadora do Comitê de Jovens Empreendedores da Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACI) de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha e Dois Irmãos, Roberta entende que trabalhar esse pilar junto aos jovens faz com que eles entendam o quanto são protagonistas das suas próprias vidas. “Quanto mais cedo isso acontecer, mais naturalmente essa atitude empreendedora se manifestará na vida de cada um”, considera.

Para Alini Martinelli, coordenadora de Programas Sociais da Sicredi Pioneira, as crianças e adolescentes devem ser estimulados a entender os desafios que os cercam e buscar oportunidades de, a partir deles, pensar diferente. “Estimular o empreendedorismo desde cedo é possibilitar que a criança seja quem ela é na essência, um ser pensante, criativo, espontâneo”, afirma.

Foi pensando nisso que o conceito de empreendedorismo foi elencado como um dos três pilares da 4ª edição do projeto Ser Educação. Promovido pelo Grupo Sinos e com apoio de entidades, instituições e órgãos públicos, o projeto trabalhará o tema de empreender juntamente com as instituições de ensino da região.

Na visão dos especialitas

“O empreendedorismo deve ser entendido mais como uma postura diante da vida e menos como algo somente relacionado ao mundo empresarial, como normalmente acontece. Empreendedorismo é a capacidade de enxergar na dificuldade uma oportunidade, e então empenhar esforços, talentos e recursos, para melhorar a situação; e isso se aplica a todas as áreas da vida.”

Roberta Greenfield, coordenadora do Comitê de Jovens Empreendedores da ACI

“Estamos acostumados a pensar empreendedorismo ligado à empresa. Mas entendemos, na educação, que empreendedorismo é o aluno empreender a sua ideia, colocar ela em prática. Se um aluno faz um projeto de pesquisa e vai atrás de informações, ele está empreendendo na área da educação, pois ele está fazendo sozinho.”

Ramon Hans, diretor-executivo da Fundação Liberato

“Empreendedorismo é a capacidade de modificar ideias em realidade, reverter problemas em oportunidades, encarar desafios e torná-los soluções. É não temer ao erro, sabendo que ele traz aprendizados e possibilidade de inovação. Empreender é ser ativo e criativo, sendo agente de transformações.”

Alini Martinelli, coordenadora de Programas Sociais da Sicredi Pioneira

 

 

Fonte: https://www.jornalvs.com.br/noticias/ser_educacao/2023/02/13/futuro-da-educacao-passa-pelo-conceito-do-empreendedorismo-em-sala-de-aula.html

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