Dia mundial do chocolate e o cooperativimo

Em homenagem ao dia Mundial do chocolate (07/07) vamos mostrar hoje  o case de sucesso de uma Cooperativa no sul da Bahia que criou uma marca de chocolates em 2019 e hoje seus produtos podem ser encontrados em vários estados e em sua loja virtual

 

Após dez anos de atividades, a Cooperativa de Serviços Sustentáveis da Bahia (Coopessba), sediada em Ilhéus, no sul do estado, criou em 2019 a marca de chocolates Natucoa, que surgiu com uma preocupação diferenciada.

Ou seja, além de produzir um chocolate de boa qualidade a partir de um sistema de produção sustentável que fortalece a agricultura familiar, a cooperativa exclui qualquer ingrediente de origem animal ou uso de animais da cadeia produtiva.

“Também prezamos pelas menores taxas de utilização de aditivos químicos, conservantes e aromatizantes”, informa e acrescenta que o foco são produtos veganos e funcionais desenvolvidos com cacau cultivado por pequenos produtores.

Cultivo agroflorestal

“Nosso objetivo é desenvolver trabalhos de cooperação e incentivo aos produtores rurais da região de Ilhéus e cidades vizinhas do Litoral Sul baiano. O empoderamento e agregação de valor aos pequenos produtores são as metas principais da cooperativa”, reforça.

O cacau, por exemplo, é proveniente de um sistema ecológico de cultivo agroflorestal.

“Nosso cacau é ‘cabruca’ [produzido sob a mata nativa raleada visando a sua preservação] e com selo de identificação geográfica Cacau Sul Bahia, que garante a procedência da amêndoa, rastreabilidade e padrões de qualidade de fermentação, manejo e tratamento das amêndoas.”

Diversidade no catálogo

Hoje, por meio da Natucoa, a cooperativa tem um catálogo que inclui produtos como barras e gotas de chocolate, cacau em pó, chocolate em pó, nibs de cacau, achocolatado em pó e geleia de mel de cacau.

Em consequência do crescente interesse dos consumidores, os produtos já são comercializados não apenas na Bahia, mas também em Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. Além disso, podem ser adquiridos por meio da loja virtual da Natucoa.

Clique aqui para conhecer.

Saiba Mais

Os chocolates da Natucoa são “bean to bar”, ou seja, “do grão à barra”, feitos a partir da amêndoa do cacau. Isso também significa que a produção é bem menor do que a das grandes indústrias, utilizando equipamentos com escalas menores e matéria-prima selecionada.

 

 

fonte: https://www.mundocoop.com.br/

Deixe uma resposta