Cooperativas de trabalho – conheça as vantagens de sua implantação

Organizar-se em grupos é uma característica inerente ao homem e um conjunto de pessoas, trabalhando juntas para alcançar um bem comum, produz mais e melhor do que apenas uma delas trabalhando individualmente. Foi a partir daí que as cooperativas começaram a surgir. A cooperativa de trabalho, de acordo com o conceito apresentado no Congresso Centenário da Aliança Cooperativista Internacional, em Manchester, na Inglaterra, é uma associação autônoma de pessoas que se unem, voluntariamente, para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de uma empresa de propriedade coletiva e democraticamente gerida.

Cada cooperativa tem objetivos específicos, baseados nos valores e ideais de seus próprios membros, empenhados em uma ação comum, e visa a ajuda mútua, a ação em conjunto, a solidariedade, a responsabilidade, a igualdade, a democracia, a justiça social, a autogestão e a não exploração do homem pelo homem.

Participando de uma cooperativa, os integrantes recebem vantagens que facilitam o negócio. Uma delas é a oportunidade de gastar menos com insumos, uma vez que eles são comprados em maior quantidade, reduzindo os custos. Outro ganho que os cooperados têm ao se associarem é a divisão da burocracia relativa a regularização da empresa, compras e vendas, encargos trabalhistas, entre outros assuntos legais.

Segundo Juvêncio B. Lima, professor do Curso Como Montar uma Cooperativa de Trabalhadores Rurais, elaborado pelo Centro de Produções Técnicas, “as cooperativas podem atuar em diferentes segmentos, como agropecuário, consumo, crédito, educacional, habitacional, mineração, produção e trabalho, e precisam estar sempre atualizadas em relação ao que o mercado tem apresentado como tendência. Aos diretores, que as compõem, cabe defender os interesses do grupo e sua estrutura operacional deve estar sempre focada no cooperado tendo como base o princípio da gestão democrática”.

 

Fonte: https://www.cpt.com.br/cursos-administracaorural/artigos/cooperativas-de-trabalho-conheca-as-vantagens-de-sua-implantacao

Deixe uma resposta