Procurando emprego? Deixe seu currículo sem erros

É normal que a procura por um emprego leve algum tempo, parece uma eternidade quando estamos ansiosos. Mas, se você acha que esse tempo já está longo demais, principalmente se raramente é chamado para uma entrevista, pode ser que o problema esteja em seu currículo.

Separamos alguns erros comuns encontrados nos currículos de quem está em busca de trabalho. Atente-se a eles e não deixe que a primeira impressão que uma empresa terá de você seja negativa.

1- Cuidado com os erros de português no currículo

Seja qual for o cargo pretendido, ter domínio da língua portuguesa é fundamental. Revise seu currículo e procure corrigir os erros gramaticais. Se necessário, peça ajuda para um amigo na hora de revisar o currículo, muitas vezes a força do hábito dificulta o reconhecimento dos nossos próprios erros.

2- Não esqueça de colocar suas habilidades no currículo

Mesmo que você não tenha muitos cursos e experiências em seu currículo, é importante colocar as habilidades que te destacam das outras pessoas. Um currículo sem um diferencial não desperta interesse das empresas e se torna apenas mais um entre muitos. Pense nas qualidades que te tornam um bom profissional. Se é a habilidade com computadores, a aprender coisas novas ou até mesmo uma ótima capacidade de organização. Além disso, talvez seja a hora de investir em cursos profissionalizantes e ampliar sua formação.

3- Currículo muito genérico

Vagas diferentes podem necessitar de um currículo com enfoque específico. Para uma vaga na área de vendas como vendedor, vale mais a pena colocar aquelas experiências na área ou outras que se relacionam com o serviço. É bem melhor do que colocar no currículo aquela experiência como ajudante de cozinha, por exemplo. Colocar tudo o que você já fez em um só currículo e mandá-lo para todas as empresas que oferecem vagas, pode fazer com que os detalhes desejáveis para determinada função passem despercebidos.

4- Colocar seus objetivos no currículo é importante

Muitas pessoas deixam de colocar seus objetivos no currículo, pois têm receio de que ele não seja o que as empresas almejam. Essa é uma atitude equivocada, já que é muito importante para a empresa saber quais são suas expectativas, para que ambos fiquem satisfeitos com uma futura parceria. Além disso, deixar claro no currículo que você tem planos e objetivos para a sua carreira demonstra que você é uma pessoa responsável, que se preocupa com sua vida profissional e não está aceitando qualquer vaga apenas para ganhar dinheiro.

5- Não deixe seus dados pessoais incompletos

Algumas informações são indispensáveis no seu currículo e pode ser que você não esteja colocando todas elas. O essencial é que ele contenha nome, endereço, telefone para contato, e-mail e data de nascimento. Preste atenção se os dados de contato estão atualizados. Caso algum deles tenha mudado, você terá que redistribuir seu currículo nas empresas e atualizar seu cadastro nos sites de emprego. Não se esqueça de checar seu e-mail frequentemente, pois muitas empresas usam esse meio para entrar em contato com os candidatos.

Revise seu currículo periodicamente, para ter certeza de que todas as informações estão corretas e atualizadas e continue sempre procurando por novas oportunidades de emprego. Com um pouquinho de paciência e dedicação sua vez vai chegar!

Se você já conquistou seu lugar no mercado de trabalho, compartilhe com a gente suas experiências e dicas para fazer o currículo ideal! Mas se continua a procura, deixe suas dúvidas para podermos ajudá-lo!

Fonte: empregoligado.com.br

Deixe uma resposta