Parabéns Técnico em Segurança do Trabalho pelo seu dia

O “Dia do Técnico em Segurança do Trabalho” é comemorado anualmente em 27 de novembro, data em que a profissão foi regulamentada oficialmente no Brasil

O desenvolvimento industrial brasileiro teve início na primeira metade do século 20, com a chegada de companhias estrangeiras e a abertura das empresas estatais por parte dos governos. Na onda da expansão fabril, especialmente nas regiões Sul e Sudeste do País, também houve o advento do setor da Construção Civil, edificando as grandes cidades e abrindo novos caminhos com a construção de estradas, portos, hidroelétricas e obras urbanas. Não só no Brasil, mas em todo o mundo, o desenvolvimento da economia e a expansão dos centros industriais só foram possíveis graças à mão-de-obra operária.

Numa época de pouca informação, desenvolvimento cultural e escassas políticas de prevenção de acidentes no trabalho, profissionais das áreas de Saúde, Segurança e Gestão Ocupacional faziam muita falta aos trabalhadores deste período. Hoje em dia, graças à regulamentação de várias leis, entre elas a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), e o reconhecimento e capacitação das profissões ligadas as estes setores, o trabalhador desfruta de proteção, prevenção, comunicação e cuidados relacionados às suas atividades ocupacionais no dia-a-dia.

Diante deste breve histórico, a CTES – Cooperativa de Trabalho Especializada em Serviços, faz questão de homenagear um dos profissionais mais importantes para o bem-estar dos trabalhadores pelo mundo. Trata-se do “Técnico em Segurança do Trabalho”, que tem em 27 de novembro a comemoração pelo seu dia. No Brasil, este ofício foi regulamentado em 1985, respaldado pela Lei Federal 7.410, que dispõe sobre a “Profissão de Técnico de Segurança do Trabalho”, e dá outras Providências.

Estes profissionais são responsáveis por supervisionar as atividades ligadas à segurança do trabalho, visando assegurar condições que eliminem ou reduzam ao mínimo os riscos de ocorrência de acidentes. São pessoas que desenvolvem suas atividades em prol da vida dos companheiros de trabalho, promovendo a adoção de meios e recursos capazes de desenvolver a prevenção de acidentes ou doenças ocupacionais. Além disso, eles promovem a educação, informação e técnicas científicas para sanar as deficiências das condições do ambiente de trabalho.

Dentre as diversas atribuições do “Técnico em Segurança do Trabalho”, definidas pela Portaria 3.275/89, do Ministro do Trabalho, destacam-se a informação do próprio empregador e dos trabalhadores sobre os riscos presentes no ambiente de trabalho. Também visa a promoção de campanhas e outros eventos internos de divulgação das normas de Segurança, Saúde e Gestão Ocupacional. Além disso, este profissional deve estar em constante capacitação em relação às novidades do mercado e desenvolver estudos estatísticos sobre acidentes e doenças relacionadas ao trabalho de maneira global.

Fonte: http://ww2.soc.com.br/

Deixe uma resposta