MBA Baiano em Gestão de Cooperativas realiza atividades com intercâmbio

Pensando em aprimorar cada vez mais os conhecimentos dos representantes de cooperativas baianas, a OCEB e o SESCOOP/BA promovem diversos tipos de atividades de qualificação. Dentre elas podemos citar o curso de MBA em Gestão de Cooperativas.

O MBA, que tem como meta promover o acesso a novos conhecimentos e o aprimoramento profissional dos empregados, dirigentes, conselheiros e gestores de cooperativas baianas, foi fruto de demandas das cooperativas, como forma de aprimoramento da gestão e decorre da parceria firmada entre SESCOOP/BA e a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – ESCOOP, sediada no Rio Grande do Sul.

A especialização foi iniciada no mês de julho de 2017 e o seu penúltimo módulo, Vivências em Cooperativismo, ministrado pela professora e coordenadora do MBA, Paola Londero, foi realizado neste mês março de 2019, com um intercâmbio do grupo para o Rio Grande do Sul, que teve como objetivo proporcionar aos 25 discentes participantes maior aproximação com experiências de sucesso no cooperativismo, vez que o  estado  é considerado o berço do cooperativismo no Brasil.

Para a docente da disciplina, Paola Londero, momentos como esse trazem “relevantes contribuições e reflexões sobre as práticas de gestão, governança, educação e doutrina do cooperativismo. Nossos discentes tiveram a oportunidade de trocar conhecimentos e experiências que enriqueceram sua formação teórica e que, com certeza, também trará impacto na sua vida profissional”.

O intercâmbio, que aconteceu entre os dias 14 e 16 de março, iniciou na Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – ESCOOP, onde os alunos assistiram a apresentação do gerente de Monitoramento do SESCOOP/RS, José Máximo Daronco, sobre o SESCOOP/RS; do presidente da Cooperativa COOPLIB, com o também professor e presidente da COOPLIB, Ernesto Krug, sobre os desafios do Ramo Trabalho; do diretor administrativo da Cooperativa Educacional COOPEEB, Vitor Marega Mörschbächer, sobre a história da cooperativa e do Conselheiro Vogal da Cooperativa UNIODONTO Vale dos Sinos, Marco Antônio Machado, que trouxe informações acerca dos desafios de gestão da cooperativa.

O roteiro também incluiu visita às cooperativas Sicredi Pioneira, Piá e Vinícola Garibaldi, onde os visitantes conheceram mais sobre a educação cooperativa, processo industrial, desafios de gestão e governança e influência dos princípios nos fundamentos das cooperativas.

CONFIRA ALGUNS DEPOIMENTOS SOBRE A ATIVIDADE:

“Conhecer o coração do cooperativismo deixou em mim a certeza de que trabalhamos em prol de valores maiores que nós mesmos. Quando ouvi de um dos diretores da Pioneira que cooperativismo se confunde com espiritualidade, fiquei encantada e acredito que todos os cooperativistas deveriam sentir esse pertencimento para trabalhar com mais dedicação, alegria e satisfação. Muito obrigada e espero fazer jus colocando em prática pelo menos um pouquinho de tudo que vi e ouvi.”  Thais Neves Rezende – SICOOB CREDMED

“Essa disciplina foi excelente! Além de conhecermos ações e trabalhos relevantes para serem replicados em nossas cooperativas, permitiu que se construíssemos relações, que podem promover, no futuro, a intercooperação, a troca de conhecimento, convênios e, quem sabe, negócios.”  Ana Paula Souza – COOPAG

“Essa vivência nos proporcionou conhecer na integra o cooperativismo na sua essência, resgatando seus valores e sua história, nos dando a oportunidade de conhecer o local onde se começou a primeira cooperativa do Brasil. Me sinto mais fortalecida em saber que estou no caminho certo, que cooperativismo não é utopia. Mas percebo, o quanto temos que aprender, crescer e nos posicionamos para que sejamos respeitados no mercado e reconhecidos nas políticas públicas, enquanto organizações sérias, empoderadas, eficazes, eficientes e que produzem resultados significantes para a sociedade.” Elivânia Oliveira – COOLIBA

“O intercâmbio nos mostrou que é possível executar todos os princípios cooperativistas, tendo como mola precursora a “vontade”. (…) Foi plantada uma semente de esperança em nossos sentimentos, basta vender a ideia e praticar. Juntos podemos mudar! Quero agradecer ao SESCOOP/BA e a OCEB pela oportunidade de participar de algo, que me fez refletir muito sobre como tornar o mundo melhor através do desenvolvimento local, tanto na parte intelectual das pessoas, quanto no econômico-social.” Fábio Simões – SICOOB Coopere

O MBA em Gestão de Cooperativas será finalizado no dia 13 de Abril de 2019, em Salvador/BA, com as apresentações dos artigos, produzidos pelos discentes, como trabalho de conclusão do curso. No calendário 2019 do SESCOOP/BA já há previsão para uma nova turma.

 

Por Ascom OCEB, com informações da ESCOOP.
Fotos sedidas pela comissão. 

Deixe uma resposta