Então, o que é liderança cooperativa?

A liderança cooperativa não é sobre hierarquia. Não é sobre ser o chefe. A liderança cooperativa é uma escolha e não uma posição. Isso significa que todos podem fazer a escolha de ser um líder cooperativo. Então, se fizermos a escolha de ser um líder cooperativo, como nos damos a melhor chance de ter uma influência positiva?

Somos um movimento cooperativo internacional baseado em valores e, portanto, precisamos garantir que nossas abordagens de liderança partam de um conjunto de valores positivamente pretendidos. Muitas vezes a tentação é começar a trabalhar nos comportamentos visíveis esperados de um líder. Embora estes sejam importantes e precisem de aperfeiçoamento ao longo do tempo, eles são a ponta do iceberg em termos de quem somos como indivíduos.

Nossos valores são como a massa oculta do iceberg sob a superfície. Entender o que é importante para cada um de nós e estar preparado para aceitar e trabalhar com pessoas que enxergam as coisas de maneira diferente é a chave para uma abordagem de liderança baseada em valores.

Colocando em prática

Na faculdade, é onde começamos nossos programas. Gastamos tempo explorando os valores que são importantes para nós como indivíduos antes de tentar estabelecer uma semelhança entre os diferentes valores para o grupo. Isso fornece um ponto de partida compartilhado, ao qual retornamos em todos os nossos programas.

Também gastamos tempo trabalhando com nossas preferências individuais e nos acostumamos com o modo como essas preferências podem impulsionar nossas interações com os outros. Compreender nossas preferências naturais e perceber que há momentos em que podemos precisar trabalhar contra nossas próprias preferências pelo bem comum é uma parte importante do aprendizado.

A importância da autoconsciência

Desenvolver a autoconsciência e ter uma mistura saudável de autoconfiança e humildade fornece uma base sólida para qualquer um que faça a escolha de assumir um desafio de liderança cooperativa.

No entanto, a liderança cooperativa não acontece no vácuo. Por definição, as cooperativas destinam-se a atuar como disruptores positivos, onde os mercados e soluções existentes estão falhando na maioria das pessoas. Isso significa que os líderes cooperativos estão frequentemente operando no que é cada vez mais referido como ambientes VICA. Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade são a norma crescente em muitas situações, exigindo uma solução cooperativa.

Ser capaz de se adaptar nessas situações e identificar os desafios reais é a segunda força-chave do moderno líder cooperativo.

Não tentando ter todas as respostas

Já se foram os dias (se é que eles realmente existiram) do líder heróico com todas as respostas. As abordagens de comando e controle associadas a essa forma de liderança nunca se sentaram facilmente com o movimento cooperativo e são cada vez mais redundantes nos ambientes VICA em rápida mudança de hoje.

A capacidade dos líderes cooperativos de servir e orientar as pessoas ao seu redor na compreensão dos problemas que enfrentam e de responder a essas questões coletivamente, todos são vitais para o sucesso do movimento cooperativo de hoje. Os líderes cooperativos não comandam nem controlam, convocam e chamam à ação!

Esta forma adaptativa de liderança baseia-se fortemente no trabalho de Ronald Heifetz. O título de seu livro seminal, Liderança sem respostas fáceis, capta isso perfeitamente. Então, ao tentar responder a questão do que é liderança cooperativa, uma combinação do que foi dito nos leva a uma abordagem de liderança adaptativa baseada em valores.

Uma viagem ao longo da vida

A liderança cooperativa é uma jornada de descoberta ao longo da vida. Uma jornada na qual você desenvolve e aprimora suas próprias habilidades, conhecimentos e valores enquanto aprende com todos que você encontra ao longo do caminho.


* Simon Parkinson é CEO no Co-operative College. Apaixonado por cooperativas, acredita que, trabalhando juntos, os indivíduos podem ter um impacto extremamente positivo em suas próprias vidas e na comunidade em geral

Fonte: http://www.mundocoop.com.br

Deixe uma resposta