Dicas para cozinheiras iniciantes. Vale a pena conferir!

Diversos motivos fazem com que surja a necessidade de cozinhar, seja para agradar alguém, receber amigos em casa ou por uma simples questão de sobrevivência.  Cozinhar é uma habilidade muito importante e certamente você vai descobrir que não é tão difícil quanto parece.

Para fazer um prato saboroso não é necessário muito: alguns ingredientes, um pouco de criatividade e vontade de aprender são suficientes. Não vai demorar muito para você deixar de se intimidar com o livro de receitas e possivelmente vai chegar o momento em que passar um tempo na cozinha se tornará prazeroso.

A simplicidade como aliada

Nas suas primeiras tentativas, a dica é não se arriscar muito e querer ser o “Mestre Cuca”. Evite preparar pratos com receitas difíceis de serem executadas, pois a chance de alguma etapa dar errado é grande. Prefira começar com pratos simples, fáceis e rápidos.

Algumas opções para você que quer começar a se aventurar no fogão é iniciar com omeletes, farofas e arroz. Treine bastante, teste os sabores e quantidades e então, quando a confiança aumentar, comece a selecionar receitas mais elaboradas.

Ingredientes que não podem faltar na cozinha

Bons cozinheiros costumam ter um estoque permanente de alguns ingredientes. Em caso de receber visitas de surpresa ou se bater aquela inspiração, esse kit básico pode te salvar. Além de açúcar, manteiga, ovos, farinha de trigo, os temperos são parte fundamental da cozinha.

Para alcançar um excelente resultado, selecione mantimentos de qualidade, isso fará toda a diferença no preparo do seu prato. Escolha carnes, frutas e vegetais fresquinhos.

E não esqueça: na cozinha todos os elementos podem ser bem aproveitados. Por isso, evite o desperdício e reaproveite o que sobrar. Geralmente o resto dos alimentos é ótimo para fazer molhos e caldos para risotos, cozidos ou sopas.

shutterstock_59530873

Curiosidade é fundamental

Para um cozinheiro de primeira viagem, ler e interpretar receitas é importante. Para isso, conte também com a ajuda de vídeos e imagens com o passo a passo do preparo do prato escolhido. Seja persistente e não fique desmotivado se algo falhar. Os erros são essenciais para que você aperfeiçoe suas técnicas e adquira mais habilidade para fazer pratos deliciosos.

E então? Preparado? Então corra para a cozinha e surpreenda!

 

Fonte: blogbololo.com.br

Deixe uma resposta