Cooperativas estão entre as melhores para trabalhar

O cooperativismo é, sem dúvida, é uma referência na geração de resultados financeiros por meio da aliança entre dois vieses: o econômico e social. Tanto que 21 das 150 melhores empresas para se trabalhar, segundo o ranking da revista VOCÊ S/A que acaba de ser divulgado, são cooperativas, ambientes nos quais as pessoas unem esforços e multiplicam resultados.

COOPERATIVAS FINANCEIRAS

Empresa

Índice de Felicidade no Trabalho

Sicredi

82,1

Sicoob Credicitrus

79,2

Uniprime Norte do Paraná

78,1

Sicoob Crediriodoce

77,1

Sicoob São Miguel SC

75,8

Seguros Unimed

73,6

COOPERATIVAS DE SAÚDE

Empresa

Índice de Felicidade no Trabalho

Unimed Sorocaba

82,5

Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo

82,3

Hospital Unimed Sul Capixaba Cooperativa de Trabalho Médico

81,8

Unimed Sul Capixaba Cooperativa de Trabalho Médico

81,6

Unimed Central de Serviços RS

80,7

Hospital Dr. Miguel Soeiro

77,7

Unimed Porto Alegre

77,4

Unimed Vale dos Sinos

77,4

Unimed Volta Redonda

76,8

Unimed São José do Rio Preto

76,7

Unimed de Cascavel

76,6

Unimed Pato Branco Cooperativa de Trabalho Médico

74,6

Unimed Vitória

74,3

Unimed Curitiba

73

Central Nacional Unimed

72,8

Hospital Unimed Vitória – HU

72,6

PESQUISA

A lista é o resultado de uma pesquisa realizada pela equipe da VOCÊ S/A em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA). A edição deste ano teve participação recorde de 500 empresas, que se inscreveram voluntariamente para minuciosa análise.

Além dos mais de 270 mil empregados que responderam à pesquisa, a redação de VOCÊ S/A percorreu 96 cidades em 21 estados das cinco regiões do país para conhecer 291 organizações participantes. A pesquisa foi dividida em 21 setores da economia.

Após grande reformulação da metodologia em 2016, a edição deste ano trouxe nova atualização. Com o intuito de equilibrar a avaliação das empresas com os funcionários mais felizes e também com as práticas mais modernas de RH, o Índice de Felicidade no Trabalho (IFT) começou a ter pesos diferentes na sua composição de notas.

O Índice de Qualidade do Ambiente de Trabalho (IQAT), no qual os funcionários avaliam as organizações, e o Índice de Qualidade de Gestão de Pessoas (IQGP), em que a FIA e VOCÊ S/A avaliam as práticas das organizações, passam a ter peso de 65% e 35% na nota final, respectivamente. Até o ano passado essa composição era de 70% e 30%.

EMPRESA DO ANO

O prêmio mais esperado, o de Empresa do Ano, foi para a São Martinho, companhia com sede em Pradópolis (SP), que participa do Guia há sete anos e possui 11.767 funcionários. A empresa foi a líder no setor de Agronegócio. (Com informações da VOCÊ S/A)

Clique aqui para conhecer a lista completa.

 

Por AURÉLIO PRADO/ OCB

Deixe uma resposta