Mês Amarelo: Combate ao Suicídio e à Violência Mental no Trabalho
O mês de setembro é lembrado mundialmente como o mês de combate ao suicídio, uma oportunidade para refletirmos sobre os desafios enfrentados pelos trabalhadores brasileiros. Em nossa realidade, as pressões por cumprimento de metas, o excesso de horas extras e a estigmatização daqueles que precisam tirar atestado médico são apenas alguns exemplos da violência mental presente no ambiente de trabalho. Muitas vezes, essas pressões não vêm apenas das chefias, mas também de colegas que compartilham a mesma função.
Segundo o Conselho Federal de Medicina, a taxa de suicídio no Brasil cresceu 43% na última década. Esse dado alarmante se torna ainda mais preocupante ao considerarmos os efeitos da pandemia de COVID-19, o isolamento imposto pelo avanço do trabalho remoto, e a precarização das condições laborais, especialmente para os trabalhadores de aplicativos.
No Estado de São Paulo, nossa categoria de trabalhadores do trânsito enfrenta desafios diários que elevam o nível de estresse. As ameaças de agressão, sequestros com roubo de viaturas, a designação para fiscalizações em áreas de risco e a impossibilidade de recusar essas tarefas por medo de represálias são situações que agravam ainda mais esse cenário. Na CET-SP, já tivemos casos de suicídio, possivelmente relacionados ao trabalho, embora até o momento não tenhamos a apuração completa dos fatos.
Nosso apelo é claro: se você, trabalhador ou trabalhadora, está passando por momentos difíceis, não se cale. Fale sobre o assunto, busque ajuda especializada junto aos médicos do convênio ou ao CEREST de sua região. É essencial que lutemos para que os casos de adoecimento relacionados ao trabalho sejam considerados com o CID correto, garantindo, assim, o direito do trabalhador. Caso necessite de apoio, procure seu sindicato ou a Central Sindical.
Atualmente, as Comunicações de Acidente de Trabalho (CAT), em caso de negativa das empresas, estão sendo efetuadas diretamente no SINDVIÁRIOS. Nosso sindicato está à disposição para ajudar. Converse com seu diretor de confiança, que lhe oferecerá o apoio e a orientação necessários. O departamento de Saúde do SINDVIÁRIOS está à sua disposição.
Lutar contra o suicídio e o adoecimento mental é uma responsabilidade coletiva. Juntos, somos mais fortes.
Fonte: https://sindviarios.org.br/mes-amarelo-combate-ao-suicidio-e-a-violencia-mental-no-trabalho/